terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Feira de Boa Viagem

Domingo passado fiquei sentado na praia, devidamente protegido do sol e fotografando algo que me chamou muito a atenção, que foram os vendedores que passam de lá para cá e de cá para lá e que fazem a festa nas areias da Praia de Boa Viagem. São tantos produtos que ficamos sem acreditar direito no que vemos. 
O banhista pode sair de casa sem nada e comprar tudo lá se assim desejarem, pois são oferecidos todos os itens necessários e desnecessários para um dia de sol, mas é preciso que o cuidado para alguns deles seja visto, pois alguns alimentos altamente perecíveis são vendidos expostos ao sol e isso termina comprometendo muito a qualidade do que é vendido. Um bom exemplo disso é o camarão e a ostra. Quando esses vendedores passavam por mim eu tinha arrepios, pois o cheiro de "passado" já fazia parte dos crustáceos que eram vendidos sem nenhuma acomodação térmica e podiam causar um mal estar grandioso para quem desejasse provar.
Somente enumerando alguns itens que vi passando por mim nas duas horas que fiquei por lá, posso citar: camarão, ovos de codorna, pipoca, amendoim, bronzeadores, biquínis, cangas, saídas de banho, chapéus, camisetas, sanduíches naturais, ostras, raspa raspa, algodão doce, pipas, brinquedos diversos, bijuterias, luminárias, frutas, picolé e outros mais que não deu tempo de fotografar.
Algumas não ofereciam risco, outras eram arriscadas e mortais.
Se o indivíduo não estiver com as defesas do seu corpo em dia, pode ter graves problemas intestinais e sofrer muito com o prazer momentâneo de saborear uma iguaria estragada ou que esteja mal conservada e com isso acumule muitas bactérias. Não custa ter cuidado e disso não podemos fugir.
Ficar na praia, após alguns dias de chuva é bem legal e ainda mais quando voltamos para casa com uma boa sensação de ter comido os alimentos certos, sem cometer os excessos que geralmente ocorrem. O que causa o mal não é um alimento isolado e sim a mistura que muitas pessoas fazem, pois comem numa só rodada vários dos itens que citei e ainda tomam aquela cerveja para ajudar a descer tudo. 
A luta pela sobrevivência faz com que as pessoas vendam tantas coisas nos locais públicos e isso é uma realidade que não temos como fugir, pois até nos ajudam em algumas horas de fome. O que temos que perceber é justamente o que é fome e o que é olho grande, pois algumas veze nem estamos com fome e comemos só para fazer a linha "domingo na praia".
A segunda-feira começa e com ela todos os reverbérios que o nosso corpo pode ter. Todo cuidado é pouco, pois  muitos outros finais de semana poderemos aproveitar, numa cidade como o Recife, que é banhada pelo lindo mar e isso é algo que ninguém quer fugir.
Vai um caldinho aí?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...