domingo, 6 de maio de 2012

Encantos da Terra do Sol

Continuando o passeio por Fortaleza, descobri que é muito fácil se locomover do Centro até a orla da cidade e que andar pela cidade é bem mais interessante do que ficar preso num roteiro turístico com hora marcada para iniciar e acabar. Andei com tranquilidade pelas ruas do centro e passei pelo Museu do Ceará, que logo na entrada tem um imponente escultura de Iracema, que, aliás, é a musa da cidade, pois não há um lugar que não tenha algo com o seu nome ou sua imagem.
Essa índia é querida mesmo pelos cearenses...
No caminho passei pela Avenida Monsenhor Tabosa, que é um shopping popular a céu aberto, com muitas lojas e produtos variados, com preços bem atrativos. É possível se encontrar de tudo, mas o forte são os calçados e confecções. 
Segui para o Mercado Central, que detém um acervo grandioso de artesanato, roupas, alimentos e tudo que o turista precisar para ter uma boa lembrança da cidade. É um local enorme e possui quatro andares montados em uma estrutura de ferro que comporta muitas lojas com preços também atrativos. O que gostei muito de Fortaleza foram os preços dos itens de consumo, pois estão bem mais convidativos do que os que já vi em outras capitais. Bom para quem visita e não se isenta de comprar uma lembrancinha para os amigos e familiares.
Na Praça do Ferreira, um enorme relógio nos recebe e abriga várias lojas, sejam antigas ou mais simples. Andando mais um pouco encontrei o meu alvo neste dia que era o Theatro José de Alencar, abrigo da arte, com boa preservação e beleza incontestável. Tive sorte de conhecê-lo neste mês, pois segundo o guia, o local entrará em reforma para a Copa 2014 e passará um bom tempo fechado. Tudo lá dentro é muito rebuscado e feito com esmero. Do piso ao teto encontramos belezas e encantos e que fazem do teatro uma visita obrigatória. 
Minha impressão de Fortaleza superou o que eu imaginava e pretendo voltar para conhecer outros detalhes que desta vez não foram possíveis. De certa forma fiquei satisfeito e pude perceber grandes qualidades na cidade que tem um povo receptivo, um clima quente, porém agradável e ventilado. Notei também que o turismo é bem forte e voltado para as tradições brejeiras das pessoas, conservando o que o nordestino tem de melhor, que são as suas manias, dialetos e alimentos diferenciados.
Fica a saudade e a vontade de voltar em breve...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...