sábado, 20 de novembro de 2010

O Patinho Feio

A estória do patinho feio nos dá ensinamentos grandiosos sobre superação e também fala muito sobre discriminação, que é um dos grandes problemas da sociedade de hoje, mesmo após tantos anos de evolução e de conversas sobre o assunto. Parece que não mudou muito e em alguns aspectos temos uma involução, quando deveríamos ter mais consciência sobre os assuntos.
Outro dia me peguei observando umas fotografias antigas e algumas revistas de épocas passadas. Notei que naqueles momentos o mundo vivia uma grande mudança. Era a sede de libertação do que até então era visto como uma prisão aos padrões exigidos por uma sociedade que estava acostumada a discriminar e a impor limites que não se adaptavam a todas as pessoas.
Assim como o pato preto fez a diferença e se tornou um animal belíssimo na idade adulta, sendo diferente e único junto ao seu grupo, assim também muitas pessoas podem mostrar ao mundo esse diferencial sem que passem por situações constrangedoras e por humilhações veladas de pessoas que nem sempre sabem o que querem e usam destes artifícios primatas para controlar as pessoas, que muitas vezes são fracas e não possuem opinião formada do mundo e de si próprias.
Sim, esta é a mola mestra de qualquer situação nas nossas vidas, a Opinião Bem Formada. Se sabemos quem somos e principalmente qual é o nosso propósito neste mundo tão desigual, ficará cada vez mais difícil alguém nos constranger ou nos colocar numa situação difícil. As pessoas seguras de si jamais permitem que um engraçadinho qualquer questione sua cor, seu estilo e modo de agir.
Sentem-se depressivas aquelas que não sabem nem quem são e que, de certo modo, aceitam a opinião pública sobreposta à sua.
Quantos patinhos feitos encontramos diariamente?
Já percebeu que eles muitas vezes nos deixam para trás e nós é que ficamos com aquela sensação de obscurecimento, de fracasso?
Olhar para o mundo com igualdade é a melhor maneira de começar bem qualquer tipo de relação que possamos encontar.
Não é tarde para começar...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...