quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Paraíso das Águas Claras

Jijoca de Jericoacoara foi o nosso ponto de apoio e descanso para que pudéssemos seguir até à Vila de Jericoacoara. Adorei o local, apesar de ser uma espécie de praia privada de águas doces, para minha surpresa. Acreditava que as águas fossem salgadas, pois a claridade era perfeita e a areia, bem branquinha.
É neste local que as pessoas descansam nas redes armadas na água e ficam ali contemplando a mansidão do local que parece com uma ilha do caribe.
Lá podemos fazer passeios de Jangada e conhecer a outra margem do rio, tendo ainda instruções dos jangadeiros para uma foto radical, onde ficamos pendurados numa corda enquanto a jangada nos deixa quase submersos.
Gostei da simpatia dos jangadeiros e da forma carinhosa como nos trataram, aliás, esta é uma característica de todos os cearenses que trabalham com o turismo, pois em nenhum momento encontramos pessoas mal educadas, exceto por uma criatura que tem um restaurante na cidade de Sobral.
Mas isso foi na viagem e ainda nem tínhamos chegado lá...
Em Jijoca de Jericoacoara o bom é a degustação de peixes e bebidas contemplando a tranquilidade do rio e dessa forma nos fazendo esquecer um pouco da agonia dos dias que vivemos comumente e que nos deixam inquietos e loucos por um momento de alívio e descontração.
O que não gostei foi que passamos somente meio dia neste paraíso. Queria ter aproveitado mais as águas claras e com isso refrescar o calor dos dias quentes e exaustivos das outras trilhas que fizemos. Foi realmente um dia de contemplação da natureza e com isso pudemos ter a certeza da grandeza divina na terra. Tudo lá é bem organizado e a limpeza é bem presente em todos os locais, fazendo disso um cartão de visitas muito bem apreciado pelos visitantes que diariamente vão ao local para ter um pouquinho de paz e descanso.
E vamos seguir para a Vila de Jericoacoara...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...