sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ame ou se Mande

Neste final de ano vários lançamentos esquentaram o mercado fonográfico e um deles chegou em boa hora, foi o novo cd da Jussara Silveira, “Ame ou se Mande”.
A cantora baiana, que tem um estilo próprio, sofisticado e muito bem elaborado, apresenta um trabalho bem concebido e arranjado, onde a sua voz suave e afinada completam o contexto necessário para que possamos escutar músicas com alta qualidade e ótima interpretação.
É um álbum que mescla novidades e músicas já consagradas, mas que ganham nova roupagem aos cuidados de Jussara e fazem com que as mais diferentes sonoridades e formas de cantar sejam ouvidas ao longo das onze músicas que são apresentadas. Este trabalho musical na verdade é uma formalização de um show que ela já estava fazendo há algum tempo e que rendeu um álbum ao vivo que nunca chegou às lojas, pois só na internet podemos encontrá-lo para ser baixado de forma gratuita. Possui dezesseis faixas, cinco a mais do que o CD em estúdio.
Um ponto negativo que achei deste trabalho é a pouca visibilidade que ele tem, pois foi gravado de forma independente e consegue chegar às lojas de forma bem tímida e em lojas bem especializadas. Impossível encontrar uma obra prima como esta nas lojas mais comerciais. Este é um problema sério no nosso mercado fonográfico, pois a falta de incentivo e as poucas vendagens que são influenciadas pela pirataria, fazem com que os investimentos sejam cada vez menores e comprometam o lançamento de grandes obras.
Mas confesso que é bem mais fácil e rápido baixar do que comprar alguns CD’s. O de Jussara é facílimo baixar, mas comprar é uma peregrinação e temos até que encomendar na loja para poder ter o prazer de desfrutar de tal obra.
Ou amamos o artista ou nos mandamos de vez...
É difícil conseguir comprar alguns títulos e muitos artistas estão até indo no mesmo ritmo da maré da pirataria e já disponibilizando os seus CD’s gratuitamente na internet. Não foi o caso da Jussara.
Jussara é pouco conhecida nacionalmente e um dos trabalhos que lhe deu mais visibilidade foi o CD+DVD em grupo, gravado com Rita Ribeiro e Tereza Cristina, cujo nome era “Três meninas do Brasil” e mostrava um repertório variado e bem característico das artistas. Cada uma com o seu estilo, mas a Jussara dava um toque de sofisticação ao show, já que a Rita é bem popular e a Tereza uma sambista de grande competência.
Jussara navega bem pela MPB e se entrega com muita dedicação ao se canto que é de sonoridade ímpar e muito harmonioso.
Para quem já escutou, parabéns...
Se ainda não ouviram, ótima oportunidade de conhecer o som desta artista que muito nos encanta e faz do seu legado algo de muito valor.
Ame e não se Mande, por favor.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...