quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Suavidade

Em Garanhuns chove constantemente, mas nada que cause grandes transtornos; a chuva é fina e gera uma grande névoa branca em toda a cidade, criando uma temperatuira baixa e um clima agradável e propício para o descanso e relaxamento.
Hoje cedo captei esta imagem no jardim da minha casa e ainda pude pegar a flor da árvore que chamamos de Rabo de Pavão aberta e recebendo os primeiros raios de sol da manhã, embora o dia estivesse encoberto por muita neblina. Esta flor geralmente tem sua beleza no período da noite e durante o dia, com o sol, suas flores se escondem e perdem um pouco da sua beleza, pois são frágeis e não aguentam altas temperaturas.
A suavidade é essencial para que possamos temperar nossas vidas com momentos de grande reflexão, onde encontramos respostas para tudo que necessitamos e, assim, aplicar em cada momento que nos for exigido alguma atitude.
Nem todos entendem a necessidade de colocarmos suavidade nas palavras, nas atitudes, na atitude e acham que só conseguirão resultado nas suas vidas se forem ásperos demais ou impositivos sem limites.
Se agirmos de forma correta, seremos sempre bem vistos e teremos muitos amigos para nos ajudar no que for preciso e nunca estaremos sozinhos no mundo.

Dinâmicas de Grupo

Uma boa forma de capacitar, selecionar, desenvolver e alinhar pessoas é o método das Dinâmicas de Grupo, pois além de ser interativo, possibilita que sejam vistos vários diferenciais entre as pessoas e com isso medir as competências necessárias para o desempenho de atividades que venham a ser exigidas no desenvolver das suas atividades, sejam elas quais forem.
O orientador deve ser claro nas regras e sempre pedir para que todos respeitem os tempos determinados para execução de cada tarefa, pois a partir daí começaa todo o processo e este terá sucesso mais efetivo se estiver dentro dos padrões e sendo avaliado de forma bem clara e objetiva.
Dependendo do tamanho do grupo, a dinâmica pode ou não ter o efeito desejado e isso é muito importante para ser visto pelo avaliador, uma vez que quantidade não representa qualidade. Não aconselho efetuar dinâmicas de grupo com um número muito pequeno de participantes, pois não serão coletadas informações suficientes para a avaliação.
Trabalhe sempre com um número entre 5 e 10 pessoas, considerando 5 o mínimo e 10 o máximo.
Em dinâmicas de relaxamento e descontração, o número de pessoas pode ser aumentado, pois estas servem para diminuir a tensão entre os participantes e também para dar início ou fim a atividades de treinamento que possam ser desenvolvidas.
Há os jogos que também necessitam de um grupo maior e são usadas geralmente em situações onde os participantes tenham que desenvolver algum trabalho estratégico, criando algo novo e trazendo novas idéias para o que já é realidade.
Muitos encaram as Dinâmicas de Grupo como um bicho papão, mas dou a seguinte dica: como numa fotografia você tem que se entregar ao momento para que sua imagem saia bonita, nas dinâmicas você deve mostrar o que você tem a oferecer e com isso contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e também do seu grupo, seja ele social ou profissional.
Aproveite o momento.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...