
O orientador deve ser claro nas regras e sempre pedir para que todos respeitem os tempos determinados para execução de cada tarefa, pois a partir daí começaa todo o processo e este terá sucesso mais efetivo se estiver dentro dos padrões e sendo avaliado de forma bem clara e objetiva.
Dependendo do tamanho do grupo, a dinâmica pode ou não ter o efeito desejado e isso é muito importante para ser visto pelo avaliador, uma vez que quantidade não representa qualidade. Não aconselho efetuar dinâmicas de grupo com um número muito pequeno de participantes, pois não serão coletadas informações suficientes para a avaliação.
Trabalhe sempre com um número entre 5 e 10 pessoas, considerando 5 o mínimo e 10 o máximo.
Em dinâmicas de relaxamento e descontração, o número de pessoas pode ser aumentado, pois estas servem para diminuir a tensão entre os participantes e também para dar início ou fim a atividades de treinamento que possam ser desenvolvidas.
Há os jogos que também necessitam de um grupo maior e são usadas geralmente em situações onde os participantes tenham que desenvolver algum trabalho estratégico, criando algo novo e trazendo novas idéias para o que já é realidade.
Muitos encaram as Dinâmicas de Grupo como um bicho papão, mas dou a seguinte dica: como numa fotografia você tem que se entregar ao momento para que sua imagem saia bonita, nas dinâmicas você deve mostrar o que você tem a oferecer e com isso contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e também do seu grupo, seja ele social ou profissional.
Aproveite o momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário