sábado, 8 de fevereiro de 2014

O Nosso Lixo

O problema do lixo acumulado nas cidades é algo preocupante, pois além de serem descartados vários itens nocivos ao meio ambiente, os cuidados necessários com a acomodação desses restos não estão sendo feitos de maneira eficiente e sempre notamos que algo poderia ter sido providenciado para evitar tanta sujeira jogada na rua.
O ruim é que muitos lugares não possuem lixeiras adequadas e em quantidades satisfatórias para comportar a imensa mania do homem de sujar o meio ambiente e achar que isso é normal. Estive em Salvador na semana passada e o que mais vi pelas ruas foi lixo, de todas as espécies.
Não encontrei muitas lixeiras também, mas percebi que o mal costume das pessoas e dos turistas é algo que precisa de muitas campanhas de conscientização para tentarmos colocar nas cabeças duras dos indivíduos um pouco de educação e de respeito aos espaços públicos, que parecem mais lixões em determinadas horas do dia.
O Pelourinho logo cedo é lindo, com seus prédios antigos e ruas livres das interferências que ocorrem em horários de maior pico, mas o que desgraça tudo isso é quando olhamos para o chão e percebemos a imensa quantidade de lixo acumulada da noite anterior, especialmente nas imediações da Praça da Sé, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus. As pessoas preferem jogar a sujeira no cantinho da parede e não nas lixeiras e parece que isso já faz parte da cultura local, pois em muitas partes da cidade encontrei o acúmulo de lixo de forma desordenada e vergonhosa.
Até a Festa de Iemanjá estava misturada com tanta sujeira, pois as pessoas faziam suas oferendas e jogavam lixo na praia, tudo ao mesmo tempo e em grandes proporções. Era complicado descobrir o que era realmente devoção ou falta de educação.
Em Recife a situação não é diferente, mas bem melhor, bem mais estruturada. A prefeitura tem feito sua parte e basta que as pessoas colaborem também, pois não adianta limpar tudo e no outro dia, a sujeira voltar a ser jogada novamente no chão. Os catadores de lixo fazem a linha "amigos do meio ambiente", mas alguns deles pegam o que lhes interessa e deixam o lixo, antes organizado, todo espalhado nas ruas e lixeiras dos condomínios, além, claro, de pararem os seus carrinhos nos lugares mais inadequados possíveis, gerando um congestionamento enorme. Antes a coleta feita por estes profissionais era noturna, mas agora, com a concorrência enorme e o desemprego em alta, não há horário para disputar o lixo que a cidade produz.
A síndica do meu condomínio vive reclamando deles, pois já consertou várias vezes a porta da lixeira, além do zelador ter que fazer duplo serviço: um noturno e outro diurno, pois quando o coitado chega para trabalhar, o seu esforço do dia anterior, de juntar todo o lixo para coleta, está exposto na rua, sem a menor organização. Resultado do trabalho eficaz dos catadores, que aprenderam somente metade da lição, que é lucrar com os restos, mas ainda não ficaram conscientes da necessidade de devolver os espaços da mesma forma que encontraram, evitando problemas para todos da sociedade. Outro dia a sujeira que eles fizeram no bairro que moro foi terrível, pois além de quebrarem a porta da lixeira de um condomínio, deixaram tudo espalhado na rua, gerando uma bela surpresa para as pessoas que passavam. Vergonhoso, pois ainda acham ruim quando alguém reclama, pois pensam que aquela "arte" é bonita e deve ser admirada por todos. 
Colaboração não custa caro e todos devem ter isso em mente, inclusive eles, os catadores de lixo, que nos ajudam a limpar o meio ambiente, pois se de um lado existem os desorganizados, há os que fazem seu trabalho de forma organizada e deixando a cidade limpinha novamente.
A educação é o que precisa existir dentro de cada um de nós, pois não há campanha de conscientização e lixeira que suporte uma pessoa que não tem a noção do que é certo e errado. Se continuarmos a viver assim, cada dia ficará mais complicado a vida na terra e nos ambientes comuns que a cidade nos oferece.
Sejamos responsáveis pelo nosso lixo e com nós mesmos...
Vamos tratar o nosso lixo interior e reciclar as nossas ideias, fazendo sempre a nossa parte para que o mundo se torne um lugar melhor para se viver, onde todos possam ter oportunidade e espaços disponíveis para a convivência mútua.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...