sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ariano, um Espetáculo

Hoje, no Festival de Inverno de Garanhuns, pude ter o prazer de assistir a Aula Espetáculo do mestre Ariano Suassuna, que com a sua sabedoria e dedicação ao Brasil mostrou vários aspectos da nossa cultura e ainda nos apresentou um tributo a Capiba, com suas belas canções e ritmos regionais. O teatro foi pequeno para acomodar tanta gente em busca de um pouco da sua vivacidade, para que, a partir dela, pudéssemos entender um pouco do pensamento deste grande artista que o Brasil possui, já que suas contribuições artísticas são um reflexo da vida do brasileiro e também das suas influências para o mundo.
Ariano é extremamente nacionalista nas suas palavras e disso também não posso fugir, pois muitos dos seus pensamentos refletem também as minhas percepções do mundo, onde destaco a valorização do que é nosso e também da nossa cultura que é tão rica e grandiosa. Cada palavra que o artista pronunciava, reforçava o seu intuito de divertir as pessoas, mas sempre mostrando, com muita inteligência, o dom da vida através das suas vivências e como elas podem nos ajudar muito a melhorar o nosso patriotismo e valorizações, já que muitas vezes abrimos os olhos para o que é internacional e nos fechamos para ver o que está bem pertinho de nós, na nossa cidade e Estados da nossa grande Nação.
Gostei muito quando ele falou que "O coração do Brasil é o Nordeste" e ainda mais quando ele valorizou os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte como sendo o "Coração do Nordeste". Sábias palavras do mestre Ariano, que em vários momentos reforçou o seu contexto nos dando várias provas de que a cultura nordestina é de grande valor e não deve nada aos demais Estados da nação, não podendo jamais ser desvalorizada e chamada de arcaica.
Sua prosa foi longa, cheia de contos divertidos e situações bem verdadeiras e educativas. Para deixar a noite mais agradável ainda o Grupo Arraial o acompanhou tocando, dançando e cantando algumas músicas de Capiba, mostrando ao grande público que nem só de frevo o compositor era formado.
Garanhuns foi até agora agraciada com as cinco Aulas Espetáculos que o mestre Ariano Suassuna já realizou e isso é um fato inédito entre todas as cidades que já puderam presenciar suas apresentações. Eu só tive o privilégio de assistir a uma delas, que foi a de hoje, e tendo em vista o grande conteúdo e satisfação que tive, só posso lamentar por ter perdido as demais.
O Festival de Inverno de Garanhuns nos encanta a cada ano e nos faz perceber a riqueza cultural da nossa terra, trazendo para todos, de forma gratuita, o que há de melhor em cultura e dessa forma nos proporcionar grandes momentos ao lado de pessoas tão importantes, como é o caso do Ariano Suassuna.
Sua presença e legado muito nos orgulham e nos fazem perceber a grandiosidade do nosso Brasil e da nossa cultura.
Um espetáculo, sem dúvida alguma...









Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...