sábado, 13 de março de 2010

Abreviaturas

Com o advento da internet, foi criado um novo código ortográfico para facilitar a comunicação entre as pessoas que passam horas digitando mensagens eletrônicas, mais conhecidas como e-mail, e conversando no msn. O que me preocupa é que com este uso indiscriminado de palavras abreviadas e modificadas, muitas pessoas mais novas adotam aquela escrita como sendo correta e fazem da ortografia uma loucura total, deixando qualquer gramático de cabelo em pé, isso é se ele ainda tiver algum fio.
Muitas vezes nem entendo o que querem me dizer em algumas mensagens e da minha parte sempre procuro escrever na forma mais correta possível para não perder o costume e pegar o vício de escrever errado. Imperfeições à parte, admiro mais um texto bem escrito do que aquele que apresenta mil palavras confusas. Há na nossa gramática normas específicas para abreviaturas de palavras, mas o que vemos hoje em dia é um problema de escrita e uma cultura que se criou para mostrar que a linguagem é viva e assume a cada dia novas características. Não me admira nada que daqui há alguns anos essas abreviaturas e palavras engraçadas que lemos por aí sejam adotadas como oficiais e façam parte da nossa gramática por força de um novo acordo ortográfico, que poderia ser denominado assim: Acordo Ortográfico de Comunicação na Web.
Quem viver verá...
Há, contudo, a facilidade de abreviar as palavras para apressar a comunicação, mas só chamo a atenção para que seja feita da melhor forma possível, sem exageros. Temos que preservar a essência da nossa língua para que ela não se perca e se torne irreconhecível.
Precisamente hoje recebi um texto que me fez refletir sobre isso e para concluir minha postagem sobre o tema, vou escrever algumas linhas abreviando as palavras e usando os mds + comuns add pelos internautas q se preocupam smpe c a velocidade da inf mas ñ com o entendimento do txt cmo 1 todo e d forma adequada aos olhos e mentes. Vc dve estar s pgtando se meu teclado sta c problemas, mas dgo q ñ, apenas stou escrevendo no mdo abrev d ser que a cda dia stamos acostumados a ler p aí.
Xau p vcs e ñ se eskeçam de flar corretamente, pois j basta abrv o texto.
Vmos preservar a fala e qq mdo de comunicação q deixe nossa língua c suas formas preservadas.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...