sábado, 25 de dezembro de 2010

Resquícios da Ceia Natalina

As Ceias Natalinas dão trabalho para serem realizadas, pois são tantas opções de pratos que fica difícil manter a forma após uma refeição bem efetuada e cheia de calorias. O que é engraçado é que o trabalho anterior se torna em descanso no dia seguinte, já que as sobras da ceia se tornam o almoço do dia de Natal e quem sabe o jantar também.
A criatividade vai bem na hora de inventar novos pratos a partir dos que sobraram e com isso surgem os inevitáveis salpicões e frangos desfiados que todos nós temos conhecimento e degustamos com tanto prazer. Hoje estávamos almoçando aqui em casa e comentando justamente isso, pois havia de tudo um pouco no almoço e foram aproveitados da sobra da Ceia Natalina que foi servida para a família toda ontem.
Cada um inventa um prato e quando notamos a mesa está repleta de iguarias e pratos apetitosos que comprometem os nossos sentidos e nos fazem cativos da gula.
Aqui em casa nunca tivemos muito a tradição da Ceia Natalina e há alguns próximos anos estamos praticando este ato que é divertido e nos dá a oportunidade de reunir grande parte da família num dia só e onde todas as histórias do ano são revistas, aumentadas e comentadas à exaustão.
De qualquer forma, é um momento de grande alegria e a família toda reunida é algo que exercita a nossa afeição pelos parentes e nos possibilita dar um abraço naqueles que mantemos pouco contato durante o ano.
É um momento diversificado, assim como os pratos servidos...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...