quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pedidos e Ofertas

Fui na Basílica de Nossa Senhora do Carmo esta semana e não pude deixar de fotografar um altar que estava cheio de oferendas e bilhetes numa imagem que mostrava Jesus com as chagas da crucificação. Era interessante perceber a materialização da fé das pessoas em pequenos pedaços de papel e também em forma de dinheiro. Uma forma simples e bem menos organizada da que vi na TV esta semana, quando um pastor anunciava a página dele no Facebook e pedia para que os fiéis deixassem lá os seus pedidos para que ele pudesse interceder junto a Deus. O pior não foi isso, foi a modernidade da forma de arrecadar dinheiro, pois ele mostrava o site da igreja e ensinava os "irmãos" a informar o valor da doação e emitir um boleto para pagamento na rede bancária. Rápido eficiente e rentável.
O que algumas igrejas fazem com os seu seguidores é algo desumano e compromete os princípios religiosos que todos nós conhecemos tão bem. A igreja necessita de renda, claro. Se não for assim, como irá manter as instalações, a limpeza, o aluguel e tantas outras contas que surgem. O que deve ser verificado é a forma como as ofertas são realizadas, pois acho condizente que seja de forma voluntária e não imposta. Quando alguém tem sua renda pessoal invadida por algum pastor safado que pede o comprovante de renda para calcular o dízimo é caso de polícia e de enganação e deveria ser denunciado às autoridades policiais. Muitas pessoas recebem uma verdadeira lavagem cerebral e comprometem até o sustento da família em prol da igreja impostora. 
A forma como vi na Basílica de Nossa Senhora do Carmo é maneira correta de receber doações, pois não havia imposição e nem avisos que remetessem ao tema. Tudo que estava ali era doado voluntariamente e o que percebi era que existiam mais bilhetes do que dinheiro. A forma como o homem se dirige a Deus é interessante, pois alguns abominam os personagens históricos tidos como Santos e outros não fazem isso. Maria é um exemplo e está personificada em várias santas e todas elas representam um dom da mãe misericordiosa que ela foi e que por algumas igrejas é tida como inútil e totalmente desnecessária a sua veneração. Cada um entende como quiser e religião é algo que realmente não se discute.
Queria comentar aqui no blog somente sobre a doação voluntária que deve existir em qualquer associação de pessoas, inclusive nas igrejas. Se permitirmos que esta seja livre de vícios, de pretensões e de trocas, seremos mais felizes e satisfeitos na hora em que praticarmos a ação. Todos nós precisamos doar um pouco de nós em algum momento da vida, seja com algo material ou somente espiritual. Não importa, o que vale é a maneira como fazemos e que surtirá efeito necessário para várias ações que a igreja ou qualquer outra entidade poderá tomar em prol dos seus seguidores.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...