terça-feira, 17 de abril de 2012

Instagram

Uma das novidades mais recentes do mundo digital é o Instagram, um programa de compartilhamento de fotos e que possibilita aos usuários postarem automaticamente o que estão vivenciando em forma de imagens. Achei interessante e melhor do que o seu similar, o Twitter, que compartilha frases que buscam o mesmo intuito, que é o de mostrar um pouco do que estamos realizando naquele exato momento, seja em forma de sentimentos, frases sem sentido ou besteiras infinitas.
Instagram tem avanços e ganha muito no sentido emoção, pois compartilha imagens e, como sabemos, estas falam mais que as palavras e denotam a criatividade das pessoas no momento em que estiveram aptas para registrar aquilo que lhes chamou a atenção. A imagem tem vantagens em relação às palavras, pois com a imensa quantidade de erros de português que as pessoas escrevem, terminamos ficando agoniados com as barbaridades que lemos e muitas vezes nem entendendo o significado das mensagens. As imagens falam por si só e ficam livres dos erros, permitindo a quem as vê tirar as suas próprias conclusões, na língua que acharem melhor.
O aplicativo oferece várias possibilidades de edição das imagens e isso é o que torna a brincadeira divertida, pois em um momento podemos ter uma imagem atual com um aspecto antigo, aplicar uma moldura, destacar detalhes, esconder outros...
É uma revolução que vale ouro e despertou o interesse do Facebook que pagou uma quantia considerável aos seus criadores. São invenções simples como estas que estão revolucionando a comunicação, os relacionamentos e a forma como as pessoas mostram a sua vida na rede, pois enquanto alguns possuem uma forma discreta de ser, outros exageram na exposição e terminam criando situações nada agradáveis para si e para os outros.
A forma como as pessoas compartilham sentimentos a partir das fotos é bem interessante e admiro quando vejo uma imagem bem diferenciada e com muito significado. A emoção que muitas delas passam é algo sem descrição, pois vai além das nossas possibilidades e faz com que as palavras escritas não consigam chegar ao nível requerido e que possa demonstrar o que a imagem descreve tão bem e com tanta fidelidade.
Ainda não uso a ferramenta, mas vejo o resultado nas redes sociais dos meus amigos e percebo como isto tem feito as pessoas gostarem mais da fotografia e também deixarem aflorar o seu talento com instantes de bela sensibilidade e admiração.
Instagram são puros e instantâneos momentos de visões, onde podemos até imaginar a evolução da máquina Polaroid, que nos dava essa mesma sensação, só que impressa em papel fotográfico. Hoje temos isso de forma digital e com uma amplitude bem maior do que antes, pois com a ajuda da internet os limites dessa forma de relacionamento são quase infindáveis.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...