terça-feira, 22 de maio de 2012

Estacionamentos Suprimidos

Um grande problema nas cidades é a disponibilização de estacionamentos, seja nas ruas ou em estabelecimentos comerciais, pois a quantidade de carros é tão grandiosa que compromete todas as vagas disponíveis e indisponíveis, já que os lugares mais impróprios são utilizados para acomodarem os carros, motos e bicicletas que circulam nas cidades.
Ontem mesmo testei toda a minha capacidade na direção para conseguir retirar o carro de um estacionamento estreito e complicado e que além de tudo tinha movimento constante. Os carros ficam espremidos e sem espaço entre eles, podendo causar arranhões ou colisões que poderiam ser evitadas.
Outro fator que também dificulta muito a circulação de veículos e seus possíveis estacionamentos é a forma como as pessoas são acomodadas, não podendo parar o carro um pouco mais distante ou quem sabe em outra rua menos movimentada. Parece que se o carro não estiver parado na frente da loja não vale a pena ir a algum lugar, sendo impossível dar alguns passos para ingressar nos ambientes.
Eu sempre que vou a algum lugar, procuro saber como é o estacionamento e se não há disponível e a movimentação é grande nas redondezas, procuro um meio alternativo para não me estressar ou me atrasar por ficar procurando um lugar ao sol, quando só temos nuvens negras pairando nas nossas cabeças. Quando vou ao Centro do Recife, prefiro ir de ônibus e agora com o metrô, já que tenho uma estação pertinho da minha casa e isso já facilita muito a minha vida.
Sem carro em lugares movimentados só nos preocupamos com nós mesmos e nem ligamos para os congestionamentos que são formados pelo excesso de carros e de gente. Até no shopping é uma agonia estacionar e olhe que lá tem espaço de sobra e ainda pagamos caro por cada hora que deixamos o veículo guardado.
Dependendo da situação, o caro é bem útil e precisa ser levado quando temos grandes volumes para carregar, mas se nossa intenção não é essa, a posse pode ser desnecessária e menos traumática se tivermos como usar os meios alternativos ou uma leve caminhada se o trajeto não for longo e puder ser feito a pé.
Esse é o caos das grandes cidades e Recife padece deste mal, infelizmente.
A cada dia se torna mais difícil se locomover nas ruas e não encontramos maneiras de ver isso sanado a curto prazo. Os investimentos particulares e públicos devem ser feitos e precisam organizar a nosso trânsito e também as nossas formas de estacionamento, que a cada dia estão mais rarefeitas e sem possibilidade de cura.
E os franelinhas?
Vou deixar para falar dos “Donos das Ruas” em outra oportunidade, pois o assunto é denso demais e causaria um colapso mental no entendimento.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...