domingo, 9 de março de 2014

Palácio do Campo das Princesas

Na Praça da República, no centro do Recife, está o Palácio do Campo das Princesas, sede dos governadores do Estado e abrigo de uma vasta coleção de móveis e utensílios que remontam o tempo e a história dos pernambucanos. Há algum tempo o local foi fechado para uma grande reforma e agora reabre, mesmo que parcialmente, para receber os visitantes que querem conhecer um pouco da história do local e também ter acesso aos belos ambientes que ainda hoje são frequentados pelos políticos e fazem parte de momentos decisivos na administração do Governo do Estado de Pernambuco.
São mais de vinte ambientes entre salas e jardins que mostram ricos pisos de madeira, mármore ou mosaico, em perfeito estado de conservação, além dos móveis que abrigam pratarias, cristais e muitos outros objetos de grande valor histórico. Os ambientes são grandes e refletem o poder que o prédio carrega consigo, onde a nobreza de todos os materiais fazem de cada detalhe um momento de grande contemplação, sendo uma fotografia pequena demais para ilustrar o que encontramos por lá.
Os vitrais da entrada são grandiosos e mostram a força do povo pernambucano, representados pelo leão e também pelas batalhas que foram travadas no Estado. Os aposentos mostram espaços simples, porém cheios de beleza, onde os móveis requintados e postos em locais estratégicos fazem toda a diferença nos ambientes amplamente decorados com móveis escuros e de madeiras nobres.
Ao todo são três pavimentos e um belo jardim que possibilita uma visão dos Rios Capibaribe e Beberibe, local onde já ocorreram muitas festas e onde foram celebradas muitas conquistas importantes. Há varandas em algumas salas de jantar e o que percebemos é que a grandiosidade da época era o principal significado de cada ambiente, pois o tamanho das mesas, cadeiras e sofás, remetem ao conforto e a magnitude dos jantares e reuniões que acumulavam muitas pessoas. 
Se formos olhar bem cada detalhe do local, veremos facilmente como antigamente o rebuscamento dos ambientes era de grande importância para os arquitetos e engenheiros, já que cada detalhe, por menor que seja, remete ao que é belo e de grande preciosidade, algo que hoje não percebemos muito nas construções mais modernas.
Para fazer a visita, é preciso agendar, caso o grupo seja maior que 05 pessoas. Em grupos menores, é só verificar o horário de visitação no site do Governo do Estado e realizar o passeio que demora em média uma hora e reúne um grupo de, no máximo, 70 pessoas. Não custa nada desfrutar destas relíquias e para quem gosta de antiguidades o local é ideal e deve ser visitado sempre. Para mim foi uma viagem no tempo e era um desejo antigo que agora tive a oportunidade de realizar, uma vez que antes da reforma os passeios só eram realizados durante a semana, deixando os finais de semana órfãos desta grande opção de lazer na capital pernambucana.










Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...