sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lombroso

Nos primórdios do Direito, usava-se a palavra "Lombroso" para designar as pessoas que tinham características físicas de um criminoso; por muito tempo e até hoje vemos a encarnação do mal retratada nas pessoas feias e com deformações. Assim nos mostram os inúmeros filmes e desenhos animados que costumeiramente assitimos e que fazem parte do nosso imaginário.
Essa teoria para mim não vale muita coisa, pois o delito reside nas pessoas quando estas sofrem influência da sociedade ou quando já nascem com a alma sebosa e sangue ruim. Nossos criminosos são bem apresentáveis e demonstram grande facilidade para nevegar nos mares do crime sem que muito seja feito para punir suas atitudes contrárias aos princípios da verdade e da justiça.
Lombrosas são as atitudes que muitos tomam e estas podem estar no trabalho, nas escolas, nas ruas ou até em casa. Muitos lares são destruídos diariamente por crimes familiares que assustam toda a sociedade e colocam em risco os laços afetivos que todos nós deveríamos nutrir.
Os corcundas de antigamente foram substituídos pelos malhados de hoje, que abusam dos seus atributos e beleza física para enganarem as pessoas, efetuando crimes que desafiam a nossa inteligência e paciência. Não gosto de maldade perto de mim, até porque tenho nojo das pessoas que usam e abusam da sua sabedoria para praticarem o crime e para serem desonestos com a sociedade e com eles mesmos. É costume nosso interligarmos, por pura falta de informação ou por discriminação algumas pessoas ao crime e isso é nutrido por traumas que vivemos ou situações pelas quais passamos.
Tenho aversão aos torcedores de um time daqui de Pernambuco porque já fui assaltado por uma Galerinha Lombrosa uma certa vez. Não que todos do time tenham essa característica, mas para mim são criminosos e evitáveis.
Quem nunca passou a rua quando viu uma pessoa estranha que atire a primeira pedra...
Quem são seus lombrosos?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...