quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Remissiva

Ana Carolina lança o CD “Ensaio de Cores”, oriundo de um show totalmente musicado e cantado por mulheres. A abertura do álbum não poderia ter uma música melhor: “Rai das Cores” de Caetano Veloso. Sempre gostei muito desta música e acho que é muito criativa, pois associa as cores ao mais variados momentos da nossa vida.
Uma bela anunciação.
O que não me agradou no álbum foi perceber mais uma vez que a artista foi remissiva, uma vez que trouxe um trabalho recheado de antigos sucessos com pitadas de novidades. Ana Carolina tem possibilidade de fazer mais.
Sua voz empresta ritmo e beleza a várias músicas e são de sua autoria as mais incríveis canções que o Brasil conheceu nos últimos 12 anos. Se ela tivesse lançado esse CD com a mesma garra que lançou os três primeiros trabalhos, “Ana Carolina”, “Ana, Rita, Joana, Iracema, Carolina” e “Estampado”, teria feito bem mais por todos os seus fãs. Seus últimos shows são lindos e vi todos, mas os CD’s não empolgam, seja pelas músicas que não valorizam a sua grande capacidade vocal ou pela forma pouco criativa de inovar e de mostrar o seu pandeiro tocar com mais ênfase.
Quem acompanha Ana Carolina sabe da sua evolução e percebe o quanto ela é importante para a música brasileira, já que é compositora voraz e tem muitas das suas músicas cantadas por muitos artistas consagrados. Cada um empresta o seu tom de voz às músicas, mas algumas delas só combinam com a sua autora, pois fica difícil não lembrar dos seus acordes vocais e também dos seus gritos que possuem o dom de aumentar a potência das suas letras e do seu som.
É um álbum para escutar com o volume alto, pois a música ao vivo precisa da audição do público para ser bem vivenciada, caso contrário, poderemos ter comprometidas algumas audições por ficarem obscuras no eco que às vezes se forma nestes trabalhos musicais, talvez pela interferência dos aplausos ou dos espaços grandiosos onde são gravados. Nem todos conseguem ter uma eficácia satisfatória e terminam pecando muito no som.
O CD de Ana Carolina não passa por este equívoco e consegue manter a voz da cantora firme, audível. Ela tem poder suficiente para isso, ao contrário de muitas que em trabalhos gravados ao vivo perdem a voz e ficam sem firmeza alguma, entregando de bandeja os ajustes técnicos que são feitos em estúdio para consertar as vozes rarefeitas e sem força.
Ana Carolina está acima disso, mas tenho saudade das novidades que ela poderia nos mostrar.
Quero escutar em breve um trabalho em estúdio, com novas composições e arranjos mais parecidos com a voracidade da artista.
Aguardo que ela volte a ser mais quente como os seus cabelos de fogo no início da carreira. Os tons loiros de hoje deixaram a artista serena demais para a capacidade que ela pode ter.
Que venham novas cores...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...