sexta-feira, 22 de abril de 2011

Fitinhas do Bonfim

Acordei cedinho no dia de hoje e aproveitei para ir fotografar o Pelourinho sem aquele montão de gente do dia anterior. É mais bonito ver a arquitetura sem aglomeração de pessoas e somente com a sua beleza natural. Voltei logo para a pousada, pois uma senhora que passou por mim alertou sobre o perigo de estar às 07:00h naquelas ruas quase vazias. Havia muitas chances de ser assaltado.
Voltei para a pousada e deixei o tempo passar e as ruas ficarem mais cheias para que eu pudesse sair e tirar novas fotos. O dia estava mais claro, com céu azul e quase nenhuma nuvem no céu. Certamente teria ótimas opções de fotografia e fui novamente registrando o que no dia anterior ficou meio obscuro. Segui direto para a Igreja do Bonfim e lá encontrei logo algumas pessoas oferecendo um “Axé”, que é nada mais do que uma bênção de boas vindas. Não aceitei o axé, pois parecia mais um descarrego de macumba do que uma bênção. Muito carregado para o meu gosto.
A Igreja do Bonfim certamente é a mais visitada, seja pela fama ou quem sabe pela sua beleza arquitetônica, que abriga um altar grandioso e várias imagens em azulejos portugueses na sacristia.
As fitinhas amarradas na grade de entrada da igreja não vou nem comentar, pois fazem parte da história da cidade e de todos os visitantes que ali vão diariamente.
Há também uma sala onde as pessoas depositam seus agradecimentos ao Senhor do Bonfim e lá podemos ver cabeças, pés, braços, fotografias e muitos outros tipos de simbolismos que remetam a uma graça alcançada. Sua feirinha tem boas opções de lembranças e as baianas vendem bons acarajés.
Saindo de lá, fui ao Farol da Barra e pude comprovar o Museu Náutico, que recebe muitos visitantes e faz do local um dos pontos mais visitados da cidade. A Barra e o Rio vermelho são bairros mais sofisticados e que abrigam uma série de hotéis de luxo, assim como edifícios e mansões de pessoas abastadas.
Saindo do Farol da Barra, fui provar uma moqueca de camarão, bem ao estilo baiano e confesso que ela estava muito pobre para o preço que foi cobrado. Pelo menos estava gostosa.
Pertinho dali, há o Shopping Barra, que é muito interessante, pois é rodeado de edifícios. Achei interessante a forma como foi edificado.
Voltei para a pousada, descansei um pouco e sai para comer uma pizza na Ladeira do Carmo. O restaurante era administrado por uma argentina e servia uma iguaria deliciosa, de massa crocante e que derretia na boca. Você tinha a impressão que não comeu nada, tamanha era a leveza da massa. Adorei e fiquei com gostinho de quero mais.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...