quinta-feira, 18 de abril de 2013

Antiguidades e Bons Preços

A Feira de Antiguidades da Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, é muito mais do que um resgate de itens antigos para que sejam usados na decoração, é também uma maneira de encontrar uma peça que pode ser útil em alguns consertos ou quem sabe garantir uma boa leitura quando temos a oportunidade de encontrar um livro nos vários sebos que encontramos por lá.
Encontrei um ferro de passar antigo e comprei para enfeitar a minha sala, pois gosto de ter alguns itens antigos como objeto de decoração. O ruim era o peso do danado, mas isso é um detalhe.
O que mais me chamou a atenção foram os bons preços, pois mesmo para os itens mais sofisticados, as oportunidades eram diversas e era fácil conseguir verdadeiros achados por singelos reais.
A feira fica em baixo do viaduto e parece ser um pouco marginal, já que a informalidade é tamanha que nos passa um aspecto descuidado demais para os padrões mais usuais que encontramos para os mesmos itens. Vi lustres de cristal expostos no chão e relíquias acomodadas em barracas sem estrutura, espremidas em um local pequeno e pouco estruturado para esta finalidade.
Mesmo assim a feira conseguiu manter a sua eficácia, pois o que faltava em organização, sobrava em variedade e bons preços. Conversando com um vendedor, ele me falou que o evento acontece todos os sábados e recebe sempre novidades de todas as formas e variedades de produtos, que são bem vistos pelos amantes da nostalgia e também por aqueles que buscam uma peça única para dar um toque diferenciado em algum ambiente que precise de uma decoração mais elaborada e rebuscada.
Os itens oferecidos vão desde pequenas peças até grandes móveis, os quais são negociados amplamente pelos vendedores e compradores, favorecendo ainda mais a disputa de preços e fazendo com que uma boa negociação seja sempre conseguida.
Fiquei um bom tempo por lá e andei a feira toda, mas sem dar um detalhismo especial, pois ainda tinha muito o que conhecer e visitar na minha caminhada pelo centro do Rio de Janeiro, que é rico de novidades e nos oferece muitas opções de compra, seja em que aspecto for. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...