quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Revitalização

Dar vida nova aos espaços que encontramos nas cidades é algo que sempre precisa ser feito, pois com o passar do tempo o que era útil e importante se torna obsoleto e pouco adaptado ao crescimento urbano cada vez mais desenfreado.
Espaços antes cheios de vida se tornam mortos e carentes de atividades, fazendo com que as pessoas evitem a circulação nas redondezas, buscando ficar longe do perigo e da escuridão que geralmente impera nestas áreas. Aqui no Recife, a área central está recebendo grandes investimentos para tirar o aspecto de abandono que até então era bem visível, pois algumas ruas eram impraticáveis à noite e se tornavam grandes vilãs dos habitantes e turistas que nos visitavam.
Quando o projeto do Porto Novo estiver finalizado, a área portuária da cidade vai ganhar espaços de lazer, museus e muitas opções que irão revitalizar o que até então corria risco de desabamento e comprometia a circulação de pessoas. Lugares antes pouco valorizados ganharam melhorias e formas de visibilidade, onde cada projeto reflete a preocupação de transformar a cidade num canteiro de obras que favoreça não só os meios econômicos, mas também a população que está cada dia mais carente de espaços públicos.
Estava observando também as obras do Porto Maravilha, no centro do Rio de Janeiro e pelo que pude notar, a cidade terá novos meios de revitalizar o que até pouco tempo era um monte de concreto, em vias de acesso feias e que deixavam a cidade com um aspecto destrutivo e não contemplativo. Os viadutos estão sendo demolidos e o que parecia ser um marco na modernização da cidade, se transformou num problema de grandes proporções, pois a remoção dos grandes gigantes de ferro e concreto exigem ações delicadas e medidas com muito custo para evitarem falhas ou maiores problemas ao que está a redor.
No Rio um grande túnel irá substituir os viadutos, deixando a visão da cidade e dos pontos turísticos limpa e sem a mácula que até então existia. No Recife teremos obras similares e espero que tudo termine o quanto antes, já que a cidade é um canteiro de obras e vai ficar com um aspecto novo, bem revitalizado, e muito útil.
Com tudo isso, revitalizamos nossa mente também, pois percebemos como é possível ter ótimos investimentos urbanos, conservando o que a natureza nos deu com tanta competência. O homem muitas vezes faz a obra mais fácil e termina deixando de lado investimentos mais duradouros e que favoreçam os dias futuros. O imediatismo e a falta de planejamento ainda rondam as obras urbanas e comprometem a vida de todos nós.
As mentes dos engenheiros também precisam de revitalização... 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...