sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Utilizar, Organizar e Reciclar

´
Aproveitar embalagens, materiais ou outros itens que são dificilmente desgastados pelo meio ambiente é de grande importância, uma vez que podem ser reaproveitados e, assim, serem transformados em utensílios, objetos de decoração e uma infinidade de aplicações que podem nos ajudar muito no cotidiano e evitar que a poluição aumente tanto nas zonas urbanas, que são as maiores causadoras de males ao planeta terra.
Somente observando as ruas, praias e canais da cidade, percebemos quantas coisas inúteis e poluentes são jogadas ao relento, sem a devida coleta nos lixos, sejam eles seletivos ou não. As pessoas ainda não possuem consciência ambiental para a reutilização e pensam que tudo é muito fácil de ser consertado ou que o plástico evapora como a água.
Nada disso...
A cada sujeira que deixamos no chão ou elemento poluente que é jogado nos rios e mares, criamos uma forma inadequada de viver, onde, de certa forma, trazemos de volta para nós o lixo que antes desprezamos pensando que iria para bem longe dos nossos olhos. Basta olhar o Rio Capibaribe, no Centro do Recife, para perceber a mais completa verdade da poluição, pois quando a maré está baixa o que salta aos olhos são os inúmeros detritos que ficam bem visíveis e comprometem qualquer cartão postal.
As festas que acontecem na rua, também são causadoras das mais graves agressões ambientais, pois o que fica jogado no chão impressiona e as prefeituras por sua vez não colocam sequer coletores adicionais para ajudar a diminuir a bagunça que fica por todos os lados. Os catadores de latinhas até ajudam com esta coleta dos detritos, mas será que eles fariam isso se não tivessem nenhum retorno financeiro?
Certamente não, até porque eles só coletam o que tem mais valor, que são as latas. O resto dos lixos recicláveis, como o plástico, ficam lá jogados no chão.
Reciclar ainda é muito caro e os produtos ainda apresentam preços salgados. Precisamos de investimentos facilitem a criação de formas mais ágeis de renovar o que o mundo gera sem medo e pena. Se reciclássemos ou selecionássemos o lixo na mesma proporção que criamos, a situação atual seria bem diferente e causaria menos problemas para todos nós que precisamos viver muito tempo ainda no planeta terra.
Não acredito em fim do mundo, mas sim no seu desgaste natural, onde ficará impraticável para a vida devido ao abuso dos seus recursos naturais. É muito simples utilizar uma garrafa de detergente para servir de porta lápis, mas com atitudes assim poderemos evitar que elas fiquem jogadas nos rios ou nas ruas das cidades que já não aguentam mais tantas sujeiras sem destino certo.
Tudo depende de nós...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...