terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

RAIS

Até o dia 28 de Fevereiro todas as empresas devem entregar ao Ministério do Trabalho a RAIS, Relação Anual de Informações Sociais, que nada mais é do que um histórico de todas as movimentações de pessoal ocorridas no ano anterior ao da declaração. Nesta informação constam: nome, PIS, CTPS, sexo, raça, salários, afastamentos, etc, etc...
Gostaria de qualificar a RAIS de "Relação Anual de Inconsistências Sociais", pois desde que eu me entendo de gente e desde que trabalho na área que não vi um sistema de folha gerar todas as informações sem que aparecessem inúmeras inconsistências, erros, avisos e o que mais de errado tiver qualificação.
Para completar, o sistema não apresenta os erros de uma só vez e vai aos poucos mostrando o que ele acha compatível com a sua memória e isso faz com que os usuários demorem um tempão para reparar todos os problemas encontrados na validação.
Um inferno....
Além do mais o governo insiste em fazer mudanças no layout anualmente, acrescentando dados, extraindo outros e com isso comprometendo a paciência de todos que são obrigados a cumprir prazos de entrega para não pagar multa pela omissão da declaração.
Ainda temos que agradecer pelos sistemas gerarem as informações automaticamente, pois imaginem se fosse como no passado que esta linda declaração era feita com o preenchimento de formulários à máquina ou à mão, gerando inúmeros erros de processamento e deixando os departamentos cheios de pessoas para executarem tarefas inglórias e manuais.
Dia 28 vem aí.... 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...