sábado, 8 de janeiro de 2011

Lençóis

Hoje cheguei à cidade de Lencóis, na Chapada Diamantina, e me encantei com o estilo colonial das ruas e casarios que conservam o colorido e estilo de épocas passadas, quando a cidade era ponto de apoio para os garimpeiros que usavam a cidade como ponto de apoio para as suas viagens de exploração de pedras preciosas, especialmente os diamantes.
Hoje a cidade mudou muito e se tornou um centro turístico impressionante que abriga várias agências do ramo, restaurantes de todas as culinárias e muitas lojas de presentes. Tudo isso se deu porque o público que frequenta a Chapada Diamantina vem em busca das belezas naturais do local, que são conhecidas através dos roteiros diversos e que levam os visitantes à passeios leves, radicais ou muito cansativos.
Há muitas pousadas e hotéis, mas é nas pousadas simples e sem muito luxo que os aventureiros encontram o descanso necessário para repor as energias gastas nas trilhas que são amplamente procuradas por todos. De todos os lugares do mundo aparecem pessoas e a grande maioria dos turistas vem de fora. É comum encontrarmos nas ruas da cidade pessoas da Suíça, Alemanha, França, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e outros países do nosso mundo.
São pessoas diferenciadas e na maioria jovens. Gostam de muita maconha, tatuagens e roupas diferentes e voltadas para a arte. É comum encontrarmos pessoas bem estranhas por aqui, daquelas que geralmente não encontramos nas grandes cidades, pois os cabelos possuem cortes diferentes e os estilos de se vestir proporcionam grande encantamento visual e nos faz notar como somos diferentes um dos outros.
Os brasileiros são a minoria dos visitantes, não sei se por desinteresse por este tipo de turismo, ou se por falta de conhecimento. De qualquer forma, a cidade ferve e fica lotada em todos os dias da semana e sempre encontra meios de receber aqueles que a procuram para alguns dias de aventura e desfrute de lindas paisagens.
Minha aventura por aqui está apenas começando e pretendo passar na cidade seis dias seguindo um roteiro que me mostrará as belezas do local e também me proporcionará grandes momentos fazendo uma das atividades que mais adoro, que é a fotografia.
É só o começo e durante a semana irei falar um pouco das minhas aventuras por aqui. Minha primeira impressão foi ótima e gostei muito do visual da cidade e do local. Fui recebido com muita chuva, mas espero que ela não seja minha companheira nos dias que passarei por aqui, já que fazer aventura na chuva não é muito confortável e aqui pode até ser perigoso, já que a região há muitas cachoeiras, água em abundância e muitas áreas cheias de pedras, que com a chuva se tornam peças fáceis para um escorregão.
Que a semana seja ótima, com muitas fotografias...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...