quarta-feira, 4 de julho de 2012

As Cores do Mundo


"A terra é azul lá de cima...
O mundo é vermelho na China..."
Nosso mundo é cheio de cores e cada uma delas tem um significado diferenciado, podendo expressar alegria, saúde, satisfação, morte, vida, serenidade, agonia...
A união das cores faz com que o mundo realmente tenha significado, pois imaginem se tudo fosse monocromático e sem muita vida? Seria difícil identificar as reais diferenças que ele possui e também das pessoas, pois se percebermos bem, também mudamos de cor dependendo do nosso estado de espírito e disposição para a vida. É comum usarmos cores mais vibrantes quando estamos alegres ou quando queremos passar uma energia positiva para mundo, assim como nos fechamos nas cores mais escuras para passar um pouco de tristeza, preguiça e insatisfação.
A forma como as cores nos influenciam é gritante e basta ficarmos num ambiente muito pálido ou colorido para sentirmos a diferença. O nosso corpo reage diferentemente e para cada pessoa a reação pode ser divergente e muito significativa, demonstrando alívio ou quem sabe indisposição.
Lembro de uma história que a minha professora contava na época de ginásio que relata isso muito bem, pois ela dizia que quando ia ao médico pediatra, a sala de espera era totalmente verde, num tom escuro e as janelas também eram de vidro verde, só que mais claros. Todos que ficavam na sala de espera ficavam verdes e quando o sol batia nas janelas, ficava ainda pior a sensação. Quando ela estava doente e ia para este ambiente, terminava piorando e ficando ainda mais vulnerável, pois o local só aumentava a sensação de enjôo.
O melhor vem agora: Quando ela entrava na sala do médico o ambiente era totalmente diferente e a claridade das paredes e janelas faziam com que a sensação de bem estar fosse imediata. As pessoas sentiam alívio por estar saindo de um local tão obscuro e entrando em outro mais iluminado. Até esqueciam da doença por alguns instantes.
Assim também é conosco e se percebermos algumas cores já nos demonstram repúdio como é o caso do roxo, preto e alguns tons de azul e verde. Passam um ar de podridão, de dor e de morte que não tem fim.
Ao contrário do rosa que imediatamente é associado ao amor e do amarelo que mostra vida e disposição.
Não vou nem falar do vermelho, que demonstra tantas coisas, sejam voas ou ruins...
Eu gosto de cores, cores em abundância...
Às vezes até exagero nas escolhas, mas sei que isso demonstra um pouco do meu estado de espírito que sempre está em constante mutação e dificilmente passa por momentos de tristeza. Dificilmente uso preto, exceto em sapatos e alguns casacos de frio.
As cores nos informam a demonstração maior de vida que alguém pode ter e isso não deve ser descartado jamais, pois viver na obscuridade é algo que ninguém deseja, muito menos eu...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...