segunda-feira, 12 de abril de 2010

Encanto da Sereia

Sábado passado vi esse grafite numa parede lá no Pina eu logo fotografei, pois tem relação com o que vou falar hoje aqui no blog, que é o encanto que as pessoas exercem sobre nossas vidas e como por algumas vezes eles nos favorecem ou nos causam mal.
Sempre escutava minha mãe falar da lenda das sereias quando íamos passear pelas praias. Ela tentava me assustar dizendo que seu eu fosse um menino afoito e nadasse para o fundo do mar, a sereia iria me pegar e me levar com ela. Ela iria cantar e este som me deixaria sonolento e quando eu acordasse estaria no mundo das sereias, sem chances de voltar.
Era a forma da minha mãe me dizer: Tenha cuidado, fique por perto e não se afogue.
Algumas vezes eu escutei esse conselho, outras não, sendo por alguns momentos um menino afoito. Hoje percebo com as pessoas usam formas e palavras para nos encantarem e nos mostrarem que a vida pode nos trazer suspresas e nos mostrar situações que não estávamos preparados para nos deparar.
Recebemos a maioria dessas informações encantadas na nossa infância, mas é como adultos que temos que decifrá-las e usá-las de forma construtiva e que não nos atrapalhe nos dias atuais.
O encanto que recebemos pode ser muito bom ou nos deixar medrosos e cativos daquele ser ou situação, que com um jeito envolvente nos foram mostradas, e que fica difícil emergir se não tivermos cuidado e percepção; esse é o lendário mundo das sereias, onde a cada dia nos afogamos mais fundo nos nossos medos e nas nossas inseguranças, por ficamos sempre lembrando das histórias encantadas que nos contaram um dia.
O ideal é receber a informação e adaptá-la de uma forma que não nos prejudique. Se eu tivesse levado a história da minha mãe ao pé da letra, hoje talvez nem entrasse no mar para sentir como ele é bom e nos revigora. As sereias nos levam para muitos lugares, mas temos possibilidade de voltar de muitos deles, pois não nos oferecem risco de vida e nem perigo imediato.
Cante... Encante... Mergulhe... Sinta... Viva....

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...