quarta-feira, 24 de abril de 2013

Complexo Acessível

Fui ver ao vivo o que a novela das oito mostra quase todos os dias e dessa forma contemplar um pouco de uma obra realizada no Complexo do Alemão, que criou um Teleférico muito eficiente e que favorece muito o transporte de pessoas que ficavam sem muita mobilidade para subir e descer ladeiras, já que os locais são, na sua maioria, de difícil acesso e se muitos carros não conseguem chegar, imaginem os ônibus.
Achei que seria um calvário chegar até lá, mas foi bem mais fácil e confortável do que imaginava, pois basta pegar o trem na Central do Brasil em direção a Bonsucesso e de lá já embarcar no teleférico, que ainda custa R$ 1,00 por viagem. A partir do final deste mês, o valor subirá para R$ 5,00, inflacionando o sistema e pegando a onda do turismo que se implantou na região, pois se o intuito era criar um meio de transporte para a população, agora a sensação é de que um novo Pão de Açúcar foi criado, mostrando uma visão diferenciada da cidade, mas extremamente deslumbrante pelo seu tamanho e complexidade. Não deve ser nada fácil morar naqueles morros e as dificuldades de locomoção, saúde e transporte devem ser tremendas, já que nem todos possuem disposição para subir e descer ladeiras na hora que bem entenderem.
Quando passamos pelas estações, podemos escutar a mistura de sons e o enorme formigueiro de pessoas que ali residem e fazem das suas vidas algo diferenciado e cheio de altos e baixos, literalmente.
Algumas casas possuem piscina no teto e as famosas lajes são bem utilizadas para um churrasco ou uma reunião de amigos, embalada ao som de muito funk, que é o ritmo mais tocado em todos os cantos do complexo, num volume ensurdecedor e misturado, já que cada um quer escutar a sua música, na sua casa, no seu volume e essa mistura termina sendo caótica. 
As UPP's são bem equipadas e monitoradas e notamos que os policiais e a população convivem em harmonia e fazem de tudo para que o local afaste de vez os antigos fantasmas do passado, quando o morro era tomado pelo tráfico e a bandidagem corria solta, impossibilitando que as pessoas pudessem conviver em sociedade e tendo o medo como aliado mais comum.
Que o Complexo do Alemão seja cada vez mais acessível como agora e que os dias contemplativos sejam cada vez melhores.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...