domingo, 4 de maio de 2014

Barra do Cunhaú

Na volta para o Recife, resolvi parar em alguns lugares que ainda não tinha conhecido e que só ouvia falar da beleza. Foi assim que segui até a Barra do Cunhaú, que é uma mistura de mar e rio num visual grandioso e que nos chama a atenção. O que mais me deixou irritado foi não conseguir pronunciar direito o nome do município, que é chamado de "Canguaretama". Nome difícil como a maioria dos locais e praias do Rio Grande do Norte.
Lá encontramos diversos espaços onde são criados os famosos camarões do Estado e a iguaria pode ser encontrada facilmente nas margens da estrada, com preços bem mais populares do que nos supermercados, já que é comprada diretamente dos pescadores, embora em alguns pontos de venda o preço seja similar, mas com um frescor que não encontramos nas grandes cidades. 
A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes recebe os visitantes logo no início do povoado de pescadores e é nas margens do Rio Cunhaú que ela se apresenta linda e sempre protegendo aqueles que saem para o mar em busca do seu sustento.
Mais adiante encontramos a praia, onde a prática de "kit surf" é bem costumeira devido aos ventos fortes da região que possibilitam boas aventuras nas águas calmas e cheias de bancos de areia. Os resíduos desta mistura de mar e rio são notados na areia da praia que é composta de muitas folhagens e conchas em pedaços, fazendo com que o cuidado seja maior nas caminhadas para que os nossos pés não sofram as consequências.
Infelizmente choveu um pouco durante a minha visita e tive poucas oportunidades de fotografia e de passeios, já que o clima muda totalmente e os ventos ficam ainda mais fortes. Esperei um pouco e ainda consegui algumas imagens legais, mas não pude demorar muito pois ainda tinha muita estrada pela frente e não queria chegar em casa muito cansado.
Há muitas interferências nas edificações na vila de pescadores e nos restaurantes da orla que fazem do local um espaço carregado em algumas áreas. Imagino num dia de sol intenso como deve ser a agonia de gente disputando o espaço e fazendo a festa nas águas do rio e mar.
De lá podemos pegar um barco e seguir até a Praia de Pipa e esta travessia é costumeiramente feita pelos turistas que lotam as embarcações em busca de um pouco de diversão, contemplando o litoral e também os seus atrativos.
Canguaretama é uma cidade pequena em tamanho, mas com grandes belezas naturais e que merecem uma nova visita, num dia de muito sol, para que a certeza do que vi possa ser ratificada nas imagens que não tive o prazer de registrar como queria. Ficou a vontade, mas não o arrependimento de não ter ido visitar mais esta pérola do litoral potiguar.

Nossa Senhora dos Navegantes

Ventania

Rio Cunhaú

Jangadas

Reflexo

Vila de Pescadores

Praia de Barra do Cunhaú

Acesso Embarcações

Maré Baixa

Kit Surf

Esportes Radicais

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...