terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Alimentos e Conservação

Comer alimentos vendidos nas ruas pode ser uma alternativa para nos deixar mais aliviados de uma fome temporária ou até um passaporte para a morte ou efeitos colaterais no nosso corpo, como diarreia e mal estar. Falo isso porque a quantidade de alimentos mal conservados que são vendidos nas ruas é gritante e termina chamando a atenção de todos nós, pois mesmo assim o consumo é desenfreado e as pessoas ficam sem noção do perigo que estão correndo.
Outro dia fotografei este vendedor de camarões e só de olhar para as iguarias me deu uma agonia, pois normalmente o camarão já exala um cheiro forte e neste dia ele estava acima da cota, beirando o podre. Mesmo assim o vendedor estava captando muitos clientes que comiam aquilo com todas as bebidas alcoólicas que podiam e debaixo de um sol escaldante.
Vi outras pessoas vendendo caldinho, misturado com ovo de codorna e charque assada. O caldinho em garrafas térmicas, mas o ovo e a charque sem conservação alguma. 
A coragem das pessoas é impressionante e fico abismado como conseguem se arriscar por tão pouco, já que, geralmente, os alimentos vendidos nas ruas são perigosos e terminam causando muitos males as pessoas que não sabem escolher o local certo para fazer um lanche ou refeição. 
Não acho o camarão uma comida atraente e consumo muito pouco desta iguaria, mas a grande maioria da população adora e faz dela um atrativo a mais para as horas de consumo e petiscos. Consumir quando ele é vendido fresquinho e preparado na hora é uma coisa, mas comer algo que passou horas e horas exposto ao sol e recebendo todo tipo de interferência através do ar, é outra história...
Quando o vendedor passava por mim, eu me arrepiava com o cheiro forte e ficava só olhando para ver se alguém iria comprar. Compravam sim e comiam com muita voracidade. Temos que ter cuidado com os alimentos, todos eles, especialmente os que consumimos nas ruas, pois se encontrarmos uma pessoa que não saiba lidar bem com a sua preparação e com a conservação, ficaremos à mercê de alguma doença ou contaminação pelas inúmeras bactérias que os alimentos podem gerar. 
Se temos fome e o local é inapropriado, o melhor é fazer um regime forçado por algumas horas e esperar o melhor momento de saciar a vontade de comer. É melhor para a nossa vida e o nosso corpo agradece.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...