quinta-feira, 17 de julho de 2014

Baú de Memórias

A primeira noite do Festival de Inverno de Garanhuns trouxe atrações bem populares e outras surpreendentes, que embaladas pelo frio fizeram apresentações bem recebidas, com praça cheia e muita empolgação dos fãs que estiveram presentes até o final, mesmo com a chuva fina que insistia em cair.
A primeira banda a subir no palco foi o grupo "Os Valvulados", que possui formação local e mostrou um trabalho autoral e cheio de ritmo. Lembrava muito os shows do Tim Maia e do Jorge Benjor, mas com um toque bem garanhuense e pernambucano, com sotaque e letras bem regionalizadas. Gabi da Pele Preta fez uma participação tímida demais para o seu talento e praticamente não cantou, deixando para os Valvulados o maior destaque do show. Achei que o show dos artistas seria mais compartilhado, mas isso não ocorreu e parece que a aparição da cantora foi somente para apresentá-la ao público, já que muitos ainda não a conhecem, embora seja bem famosa na cidade de Caruaru, local onde encanta vários públicos.
Logo após, foi a vez da cantora portuguesa Carminho cantar os seus fados tristes e melosos no evento e para surpresa de todos, a cantora foi além do que era esperado e cativou o público com sua simplicidade, simpatia e versatilidade musical, quando cantou Chico Buarque, Dominguinhos e um frevo canção do Clube Vassourinhas. Ela não poderia encerrar a sua apresentação de uma forma melhor e mais regional.
Alessandra Leão veio com os ritmos regionais e também com os toques africanos em suas músicas, quando exaltou vários orixás nas suas músicas e fez do palco um terreiro musical para todos os credos. A antiga vocalista da banda "Comadre Florzinha" fez uma apresentação marcante e com a cara de Pernambuco e do Brasil, que tanto misturam os seus ritmos em busca de inovações.
Vanessa da Mata era a atração final e fez bonito no seu show "Segue o Som", mesclando também canções antigas e agradando ao público em todos os momentos, embora nem precisasse fazer força para cantar, uma vez que esta tarefa era cumprida fielmente pelos seus fãs, que a acompanhavam em todas as canções e momentos do show.
Apesar da chuva, ninguém deixou a Praça Mestre Dominguinhos vazia e fizeram da noite um momento de grande compartilhamento de emoções, onde a satisfação de presenciar vários tipos de talentos valia mais que as dificuldades do tempo instável do inverno. 










Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...