segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estudar, apesar das dificuldades...

Fotografei este transporte escolar no final de semana na zona rural do município de Buíque e pude perceber como alguns alunos tem dificuldade de chegar até a escola e com isso poder ter acesso à educação, pois os transportes parecem mais caminhões de gado e o desconforto e perigo que causam é algo que me chamou a atenção.
Num país como o nosso, a educação já é algo que precisa de cuidado e imagine se as prefeituras e governos não tiverem a consciência necessária para este aspecto, pois se um fator tão simples como transporte é tratado desta forma, imagine outros mais essenciais como não devem estar.
Quem reside na zona rural sofre um pouco com o acesso à educação e se formos perceber, notaremos que a vontade destes moradores é ainda maior se compararmos com os que residem na cidade, pois somente para poderem chegar na escola já destinam uma força adicional para realizar um atividade tão costumeira.
Fico ao mesmo tempo satisfeito vendo que a resistência deles é grandiosa e dá exemplo a muitos habitantes das grandes cidades que não destinam o mesmo esforço para a mesma atividade e fazem da educação um peso, sendo usado como justificativa para omitirem a falta de desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Minha mãe sempre me falava quando eu era criança que nós éramos privilegiados, eu e meus irmãos, pois na nossa época o acesso às escolas eram fáceis e que na infância dela havia muita dificuldade para estudar, pois não havia meio de transporte na zona rural e muitas vezes ela e meus tios tinham que ir para a escola andando e quando chovia, era comum não terem aula, pois os acessos ficavam intransitáveis.
A educação sempre será a chave do desenvolvimento mas não é interesse governamental que isso seja presente na vida dos brasileiros, uma vez que quanto mais desinformados forem os cidadãos, mas fácil ficará a manipulação dos mesmos e o convencimento com assuntos banais e que não contribuam para o efetivo crescimento da Nação.
Educar é acima de tudo um dever do Estado e uma necessidade básica de qualquer ser humano.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...