sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feira Livre

Hoje, viajando para a Praia de Jacumã, no litoral paraibano, resolvi entrar em uma cidade que há tempos queria conhecer para registrar algumas imagens das suas igrejas antigas. A cidade era Goiana e pude notar que é um local muito bem organizado e as pessoas primam pela conservação das casas históricas, pintando com cores fortes as fachadas que recebem com alegria os visitantes.
As igrejas são lindas e as fotografei de vários ângulos.
Saindo de lá cortei caminho pela cidade de Itambé e pude ver na estrada uma casa grande e senzala belíssima e em ótimo estado de conservação. A cidade fica na divisa com o Estado da Paraíba e a única barreira que existe é uma linha no calçamento da cidade. Foi interessante ver duas realidades diferentes e tudo em dobro: duas prefeituras, duas igrejas, dois cemitérios, duas feiras, dois correios... Sempre um no Estado de Pernambuco e outro no Estado da Paraíba.
Foi lá que registrei imagens de uma feira livre, tão características no interior, mas bem distantes da realidade das capitais a não ser nos bairros mais distantes e periféricos. Tinha de tudo na feira: pé de porco, roupas, fumo, verduras, frutas, doces e muita agitação.
Lembrei da feirinha do bairro da Boa Vista, lá em Garanhuns, que até hoje tem sua tradição aos sábados e a cada dia se torna maior e mais variada. É na feira que compramos tudo mais em conta. Uma palma de banana com 12 unidades ou mais custava R$ 1,00. Baratíssimo se comparado aos preços dos supermercados que vendem tudo no quilo e com preços assustadores.
As carnes eram variadas e todas expostas nos ganchos das barraquinhas da feira, causando até um enjôo aos mais sensíveis, já que a visão não é nada agradável aos olhos. Na cozinha, bem limpas e temperadas, ficarão bem mais convidativas, certamente.
De lá para João Pessoa é um pulinho e rapidinho cheguei ao meu destino. Foi uma viagem agradável e que me deu uma visão diferente do caminho que até então estava acostumado a fazer quando ia visitar as praias do litoral paraibano.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...