quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Toda Casa é de Santo...

E todo Santo é de Casa... Toda Casa tem seu Santo e todo Santo sua Casa...
Quando vi esta numeração numa casa abandonada que passei, tratei logo de fotografar e pude perceber que apesar do abandono ela já foi um lugar próspero onde se faziam várias atividades ligadas a moagem da cana-de-acúcar para que tal produto pudesse ser beneficiado e gerar outras iguarias deliciosas, como a rapadura, o mel de engenho, batida e para quem aprecia, a cachaça.
Outra observação que fiz é que na maioria das casas do interior e da zona rural, os santos imperam nos seus altares e fazem das casas templos de adoração. São lindas as manifestações que são feitas e a forma bela e simples como são guardados, ornados por flores e iluminados por velas em algum lugar da casa.
É a proteção que as pessoas buscam nos seu santos de devoção e fazem disso um ritual diário para que possam ter melhores dias e mais chances de felicidade em tudo que irão fazer. Se o abandono era presente na casa, havia também um cantinho dedicado à devoção e que foi utilizado no passado, era um espaço na parede onde existia um pequeno altar, o qual ainda trazia as marcas das velas que queimaram pelos Santos que eram guardiões daquela casa.
Aqui em casa tenho muitos Santos e todos se revezam para me receber. Alguns ficam guardados por uns tempos e outros ficam expostos o tempo todo, mas possuem sempre lugar cativo em algum espaço da minha casa, seja aqui ou em Garanhuns.
A nossa casa é um altar, um local de devoção e de agradecimento à Deus, nosso criador, o qual nos possibilita as forças necessárias para podermos desfrutar de tudo que podemos, inclusive do conforto e da tranquilidade do lar.
Que seja abençoada cada casa que tenha Deus como seu guia e que possa sempre invocar o bem e trazer para dentro dela o que há de mais sublime, que é a paz e o amor sem fim.

Citação da postagem de hoje foi retirada do CD da Cantora Mariene de Castro, chamado "Santo de Casa"

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...