domingo, 27 de fevereiro de 2011

Passeio de Catamarã

Ontem no final da tarde fiz um passeio que há algum tempo queria realizar, que era conhecer o centro do Recife de outro ângulo, através das suas águas e das suas pontes. É uma sensação boa e diferente, pois normalmente nos acostumamos a contemplar nossa cidade do chão e quando estamos nas águas a visão muda e podemos enxergar outras coisas que comumente não ficam visíveis para nós.
Inicialmente passamos pelo Parque das Esculturas no Marco Zero e depois seguimos para o passeio pelas pontes que ligam as três ilhas que compõem o centro do Recife. Notamos que a cidade foi realmente edificada dentro das águas e que isso é o que faz ela ser chamada de “Veneza Brasileira”. Durante uma hora podemos contemplar a cidade e também ter uma aula de história com a guia de bordo, que com muita maestria comentava os fatos e situações que geraram a cidade do Recife.
Pude perceber que apesar do passeio ser muito bonito, as margens dos rios que banham a cidade estão mal tratadas e cheias de lixo, o que deixa a visão um pouco desgastada, mas que poderia ser bem melhor se as pessoas tivessem um pouco mais de consciência ambiental e carinho com a sua cidade. Em alguns locais a água é muito escura por causa da poluição em demasia, mas em outros podemos navegar tranquilamente sem que encontremos muita sujeira. Há até pescadores durante o passeio, mas não sei ainda que tipo de peixe eles conseguem pegar, pois devem estar totalmente contaminados e impróprios para o consumo, se é que isso é cumprido. Duvido, pois sempre que passo no Cais de Santa Rita vejo vários peixes expostos para a venda e sempre há compradores para todos eles.
A cidade estava se enfeitando para o carnaval e as pontes tinham a cara da nossa alegria, pois estavam repletas de alegorias e deixavam ainda mais bonita a paisagem que encontramos para observação e fotografia. Registrei muitas imagens e todas elas irão completar as que já possuo do centro da cidade e farão certamente a diferença no meu olhar sobre o Recife e suas belas edificações e paisagens.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...