domingo, 11 de março de 2012

Flor Bailarina

Flor Bailarina é o novo CD da artista Jussara Silveira que traz músicas angolanas sem perder o seu  estilo rebuscado, simples e sofisticado. 
Mas como ser simples e sofisticada ao mesmo tempo?
Sim, ela consegue.
Simples, pois tem voz brejeira, bem cantada, definida. Sofisticada porque encontra as melhores músicas para cantar, os melhores arranjos para alegrar ainda mais a sua voz inconfundível. Num momento ruim na nossa cena musical a cantora nos presenteia com dois álbuns, sendo este o segundo. O primeiro foi "Ame ou se Mande", que tem outro perfil, mais amoroso.
O CD traz onze músicas e todas elas retratam um pouco da cultura e do povo de Angola. Escutando, percebemos como somos parecidos e como as músicas do Brasil são influenciadas pelas de Angola, seja no ritmo ou tradições. Os arranjos usam um pouco de música eletrônica, só para dar um clima diferente, mas a maioria dos instrumentos usados são as violas, cordas e um pouco de percussão. 
Há uma regravação de "Carapinha Dura" que ela já havia cantado no álbum "Jussara" que foi um marco na sua trajetória, pois ela abusou dos arranjos eletrônicos e fez um trabalho perfeito e difícil de não viciar. Escuto sempre e as músicas são inesquecíveis. 
É uma boa opção de compra num mercado musical tão saturado como o nosso, onde a cada dia as cantoras e cantores perdem a criatividade e terminam lançando álbuns óbvios demais e sem nenhuma diferença. Gostei dos dois álbuns da artista e só lamento a dificuldade de encontrá-los na cidade e na internet, pois a distribuição da gravadora não está boa.
É mais fácil baixar do que comprar. Depois as gravadoras reclamam da pirataria...
Quem estiver disposto a escutar músicas lindas e bem cantadas, sem excessos, e com muita musicalidade, Flor Bailarina é uma ótima opção.
Recomendo.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...