quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ausência de Cor

Algumas imagens do fotógrafo Gustavo Lacerda me fizeram pensar sobre a ausência da cor nas nossas vidas, pois num dos seus ensaios ele usou como modelos pessoas albinas e fez com elas perfeitas representações do tema que hoje escrevo.
A ausência de pigmentos na pele, em especial da melanina, colabora para este aspecto congênito e que é característico em algumas pessoas que certamente já tivemos a oportunidade de observar por aí. Em tempos mais remotos quando nasciam pessoas com estas características em tribos africanas ou em lugares onde a religião era muito forte e apegada aos cultos e feitiços, tais pessoas eram vistas como aberrações e eram logo banidas ou sacrificadas.
Uma das campanhas mais conhecidas por todos nós foi a da marca Benetton, que em 1992 retratou um componente de uma tribo africana, albino. O olhar dos demais e a vergonha que ele aparentava ter por ser albino eram bem notáveis na foto e jamais ficou esquecida na minha mente.
A marca está muito esquecida aqui no Brasil, mas sempre primou pela união das cores e mostrava campanhas que tanto indignavam como faziam o público ficar maravilhado com as fotografias e modelos apresentados.
Era este o slogan: UNITED COLORS OF BENETTON, ou seja, a união das cores da Benetton.
Em cada época da nossa vida, podemos perceber a influência da cor e como ela nos ajuda a notar as mudanças da sociedade e como cada povo se comporta diante de suas roupas e características pessoais, pois se alguns primam pela discrição, outros exageram nas cores e brilhos, fazendo disso sua marca registrada.
Não gosto da ausência de cor e acho que sempre ficamos melhores com uma dosagem bem elaborada de nuances nas nossas roupas e nas nossas casas. Tudo deve ser ajustado de forma correta para que não se torne cansativo ou cause um resultado saturado, pois imagine você ter que trabalhar o dia todo com uma camisa que agride os olhos pela grande quantidade de tons e informações.
Não precisamos ser o patinho feio sempre, mas usar adequadamente e ao nosso favor as cores perfeitas só nos trarão benefícios, pois cada cor tem o poder de nos mostrar uma sensação diferente e de nos ajudar a integrar o mundo de uma forma bem mais saudável e plena.
Vou deixar a foto da campanha da Benetton para que vocês observem...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...