domingo, 15 de abril de 2012

Onde Há Fumaça, Há Fogo...

Hoje estive na Praia de Calhetas para rever as paisagens lindas que lá existem, mas terminei tendo uma surpresa boa e algumas decepções. A coisa boa foi a Tirolesa que implantaram lá, uma máquina de fazer dinheiro com estrutura simples, porém com um pouco de organização. 
Na verdade, organização é o que as Praias de Gaibu e Calhetas estão precisando e sinto que a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está deixando à deriva dois cartões postais famosos e bonitos do Estado, uma vez que o lixo se acumula  nas pedras, a desordem nos estacionamentos impera e os ambulantes e bares tomam conta da pequena extensão de terra que ainda sobra na Praia, especialmente em Calhetas, que é pequena. São tantas interferências que nem conseguimos circular direito, pois temos que ficar nos abaixando para conseguir andar e conseguir chegar a algum lugar. Até as escadas que dão acesso aos bares ficam interditadas. É um inferno e quem chegar tarde terá dor de cabeça se quiser encontrar um lugar tranquilo para ficar.
Como se isso não bastasse, alguma criatura fora de órbita colocou fogo no mato que fica na colina que circula a praia, causando um pequeno incêndio e consequente proliferação de fumaça e resíduos na praia, que ficou insuportável, já que o mal cheiro no corpo deixava as pessoas incomodadas, além das mesas ficarem todas sujas com os pequenos, mas insistentes restos de queimado que o vento trazia.
Não foi um passeio frustrante, mas poderia ter sido melhor.
Espero que a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho procure visualizar melhor as praias e fazer delas, realmente, locais organizados e agradáveis, pois ficar tomando um sol sem ser incomodado pelos inúmeros ambulantes e também pelo som altíssimo dos bares que toca brega o tempo todo e faz com que a orla fique parecendo uma "Casa da Mãe Joana", onde todo mundo manda e a confusão é a palavra de ordem.
O sol estava ótimo e fez o dia atrativo para banhos, embora a maré estivesse muito cheia e isso tornasse a praia um pouco perigosa, já que a força do mar é bem grande naquela região. Sai cedinho de casa, mas ainda assim peguei a maré cheia. Bom mesmo é ter o alívio daquele local com a maré mais calma e sem muitas revoltas.
A fumaça foi triste...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...