terça-feira, 22 de setembro de 2009

Centro Cultural Correios

No recém inaugurado Centro Cultural Correios, no Recife Antigo, o visitante tem o prazer de visitar quatro andares de muita cultura e obras primorosas. O centro conta com Salas de Exposições, Café, Sala de Leitura e arquitetura impecável, concebida após a reforma do antigo casarão, que foi totalmente adapatado para os novos tempos, ganhando elevador para acesso aos deficientes, escadas em madeira e assoalho em todos os andares.
O primeiro andar é totalmente dedicado a história dos Correios e conta com a Sala Histórica, onde estão reunidos móveis e utensílios utilizados nos primórdios da entidade tão conhecida hoje por todos os brasileiros.
Logo na entrada encontramos a caixa postal que ilustra esta mensagem, que além de ser belíssima remete ao passado e mostra todo o requinte que hoje não temos. Há exposição de selos de vários países e o visitante pode conferir detalhes usando uma lupa que fica disponível para vermos os detalhes das peças.
Hoje não coleciono mais selos, mas tenho um grande número em alguns álbuns que possuo e fiquei feliz ao ver alguns exemplares expostos lá também. Além de tudo, o espaço é finamente decorado com imagens antigas do Recife e mostra como nossa cidade conserva sua beleza e nostalgia.
Neste momento de inauguração estão sendo exibidas quatro exposições:
Cartum Recife, que mostra o Recife em desenhos divertidos e alegres. Nesta exposição você tem o prazer de interagir com as obras e andar no mapa dos bairros da capital pernambucana estrategicamente colocado no chão.
A segunda exposição é a Escrito nas Estrelas, que fala um pouco da história da aviação no Brasil e nos oferece boas imagens aéreas da cidade e também indumentárias usadas pelos aviadores da época.
A terceira é a mais vibrante de todas, pois nos mostra cores e movimento, chama-se Zoológicos, onde vários artistas, cada um do seu jeito, criaram variações para os bichos que conhecemos e os transformaram em obras de arte e cheias de detalhes e traços fortes.
A quarta é a exposição Calígrafos e Não Calígrafos sobre o uso da caneta bico de pena em pinturas e são mostrados vários quadros e rabiscos possíveis com os materias utilizados por esta técnica tão sutil e minuciosa.
Visitem o Centro Cultural Correios e comprovem cada momento que aqui falei e que posso não ter sido capaz de mostrar toda a beleza e requinte que encontrei por lá.
Só vendo mesmo...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...