domingo, 1 de janeiro de 2012

Interferências Urbanas

Quando andamos por cidades históricas, como Recife, ficamos muitas vezes indignados com a quantidade de interferências urbanas nos monumentos históricos que a cidade possui, pois além de impossibilitar uma fotografia perfeita, fazem com que alguns pontos fiquem sujos e desorganizados. É o caso dos locais onde os ambulantes tomaram conta e fazem a festa em locais onde o único detalhe deveria ser a contemplação e visitação organizada.
Fui no centro da cidade no penúltimo dia do ano e terminei levando a minha máquina para registrar alguns instantes grandiosos da cidade e fiquei surpreso com a dificuldade que temos para fotografar alguns locais e como eles se tornam feios devido ao grande número de fios, postes mal posicionados, luminárias inadequadas, tintas mal aplicadas, panfletagem e muitos ambulantes. 
Terminei fotografando detalhes de muitos deles e não a sua totalidade, pois ficava feio demais inserir numa foto as coisas que vi.
Em algumas igrejas os mendigos e bêbados faziam abrigo e no Pátio da Igreja do Carmo vi até alguns adolescentes cheirando cola e fazendo suas necessidades fisiológicas nas paredes da igreja que é uma das mais belas e importantes da cidade.
No mínimo a prefeitura deveria fiscalizar e proibir determinados abusos em prol do nosso patrimônio, pois se continuar assim, todo mundo fazendo o que quer, em pouco tempo tudo irá ruir e se tornar um monte de prédios velhos e abandonados. No Recife antigo muitos edifícios estão em reforma, mas outros já foram invadidos e servem de habitação para as pessoas que vivem nas ruas e agora se arriscam em edificações que não oferecem muita estrutura de uma vida organizada, sem contar que a forma louca de modificar estes locais pode acelerar o processo de abandono, comprometendo vidas que se arriscam diariamente morando em locais tão inseguros.
As fiações são um caso à parte e sinceramente eu não sei como as empresas de energia e telefonia conseguem encontrar uma forma adequada e inteligente de efetuarem suas ligações, pois a mistura de fios faz com que tudo pareça uma bomba, quase a ponto de explodir.
Os ambulantes em excesso no centro da cidade fazem a desordem geral, pois eles mesmos tratam o seu local de trabalho como uma favela transitória, onde vale quase tudo para conquistar a clientela que nem sabe ao certo onde parar para comprar alguma coisa, já que a oferta de itens é variada e na sua maioria de besteiras e coisas desnecessárias e com pouquíssima qualidade. 
A alimentação vendida nas ruas é outro caos, pois são nojentas, desorganizadas e comprometem a saúde de qualquer pessoa que se arrisque a ter um momento de desfrute das iguarias vendidas. Voltei do centro da cidade um pouco agoniado, pois andei muito e o que vi de interessante estava ocupado ou escondido por um monte de interferências que faziam da cidade histórica um problema do tamanho do mundo.
Colocaram no costume essa bagunça toda e agora mudar tudo isso é algo quase impossível e se um dia ocorrer vai criar muita polêmica. Pelo menos as empresas responsáveis e a prefeitura deveriam investir na modernização da rede elétrica, embutindo todas as fiações expostas, principalmente as que interferem nos monumentos históricos.
Já seria um bom começo...
Que em 2012 possamos ver melhorias neste aspecto. Não custa sonhar.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...