sexta-feira, 25 de março de 2011

Dano Moral na Alma

O que é um dano moral para você? O que realmente dói na sua alma?
Muitas ações judiciais atuais perderam a noção do que vem ser um dano moral caracterizado e a maioria delas solicita indenizações de fatos que criados pelos próprios reclamantes e isso gera uma grande desordem na justiça, uma vez que muito tempo é perdido julgando causas que nem deveriam ter existido.
No meu entendimento, o dano moral tem que afetar a integridade da pessoa, deixando sua alma afetada e impossibilitada de realizar determinadas ações, devido à imensa dor que a lembrança ou vivência de situação similar lhe causa. Na maioria dos casos que vejo, as pessoas usam a justiça como meio de enriquecimento ilícito e tentam tirar proveito de situações banais e sem real valor.
Se existe a agressão, o constrangimento, a dor, a angústia, existe o dano moral. Não há dano moral somente de mentirinha, na frente do juiz e depois da audiência a vida transcorre com todas as suas alegorias, cada uma delas mais iluminada que a outra. Nesses casos, a alegria prevalece sempre e não há constrangimento para nada, só na hora da interpretação.
Trabalhei com uma pessoa que fazia e acontecia na dentro da empresa. Era relapsa, fofoqueira, mentirosa, injusta e que ajuizou uma ação por dano moral quando a empresa a advertiu e suspendeu pelos seus atos incorretos. Na hora da audiência ela chorava aos prantos e dizia que estava sendo perseguida. Tudo mentira, pois quando ela voltava para a empresa, fazia tudo novamente e com mais pirraça ainda, já que se sentia amparada pelo ministério público.
É exatamente isso que muitas vezes acontece, pois as mentiras são muitas e só geram discórdia e problemas judiciais evitáveis e que deixariam os juízes mais livres para julgar e condenar aqueles que realmente tivessem causado mal aos outros.
Se a alma dessas pessoas desocupadas que pedem um dano moral sem nem saber o que ele significa é suficientemente capaz de falar mentiras, por que não usar a verdade para falar com a alma sobre o que realmente o seu coração guarda? Estamos perdidos e causando a nós mesmos danos morais irreparáveis, pois se usamos a lei de forma inadequada e para julgar o que não existe, estamos sendo criminosos e fazendo da nossa vida algo desgastado e sem fundamentação alguma.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...