quarta-feira, 12 de março de 2014

Recife, 477 Anos

Quando eu aqui cheguei, há 15 anos, vi o renascer de uma cidade e de uma cultura, pois hoje o Recife conta com inúmeras demonstrações de crescimento e mostra para o mundo o seu potencial industrial, turístico e comercial. A cidade, como muitos dizem, é um "ovo" e realmente é. O município do Recife cresce para o alto, com seus grandes edifícios residenciais e empresariais, tendo sua extensão territorial imprensada por outras cidades como Olinda e Jaboatão, suas irmãs mais próximas. Quando andamos em alguns locais nem sabemos em que município estamos e se na verdade saímos da capital para o interior. Tudo está tão juntinho que confunde as nossas mentes e vistas.
Crescemos em opções de lazer, em espaços culturais, na industrialização, na diversificação do comércio, mas ainda padecemos das intervenções viárias que ainda não suportam tanto trânsito e carros circulando diariamente.
Sofremos com o calor, com a poluição dos rios que cortam a cidade, com as construções irregulares de alguns bairros, com os canais cada dia mais poluídos, com a sujeira nas ruas, enfim, com os problemas de uma grande cidade que também tem seus dias de glória e beleza.
Precisamos amar mais a nossa cidade e respeitar as suas limitações naturais, evitando que a cada chuva ela afunde e se transforme num grande rio de preocupações. Novas mudanças estão surgindo por aí e em pouco tempo teremos mais leveza no trânsito caótico da zona sul, pois a Via Mangue promete ser um divisor de águas num aspecto que até então era visto como sem solução. Se o Recife nasceu sobre ilhas e cercado por rios e mar, nada mais justo do que criar acessos que estejam integrados a estes recursos naturais.
Precisamos aumentar as possibilidades do nosso metrô e fazer com que ele atenda mais pessoas e ajude os ônibus a darem um menor tempo de viagem aos trabalhadores e estudantes que diariamente sofrem nos deslocamentos que realizam.
Recife está adulta, mas pouco adaptada ao seu crescimento gigantesco dos últimos dez anos. É uma data especial e merece comemoração, mas já está na hora de pensarmos grande, levando em consideração o tempo que a cidade tem, sua grande população e as interferências que recebe constantemente e que afetam todos nós, moradores desta grande metrópole.
Feliz Aniversário, Recife!!!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...