terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Iguarias Nordestinas

Sempre tive muita aversão para o consumo do caranguejo, seja pelo trabalho que dá ficar quebrando sua casca em busca de uma carne para comer, seja pela sua aparência pouco convidativa, pois suas pernas cabeludas e sua cabeça com um miolo escurecido sempre me deixavam com nojo desta iguaria muito apreciada aqui no nordeste.
Resolvi deixar de lado essa restrição e provei um pouco desse prato e confesso que é bem gostoso, mas não me atraiu ainda, já que ainda continuo achando o danado muito trabalhoso para se comer. Ainda cortei o dedo em dois lugares, pois quando quebramos sua casca, esta se torna uma afiada faca em forma de perna de caranguejo.
É bonito ver o crustáceo chegar e o seu cheiro é muito bom. Aconselho não ver o preparo senão você desiste na hora de comer, já que a sujeira que eles acumulam quando são pescados é muito grande e faz com que tenhamos um pouco de receio sobre o consumo.
Aqui no Nordeste temos uma infinidade de pratos que precisam de um estômago preparado para que possamos consumir e posso citar alguns: pé de porco, tripa assada, sarapatel, bucho de bode, feijoada, charque, maxixada, mocotó...
Já provei todos e cada um tem o seu jeito diferente e posso afirmar que são gostosos apesar da aparência e procedência que possuem. São iguarias nordestinas e fazem da nossa culinária algo diferenciado e cheio de sabores e calorias, já que todos estes pratos não são recomendados para aqueles que estão de dieta ou que não possuem uma flora intestinal muito bem organizada.
Na dúvida, não avance o sinal...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...