terça-feira, 4 de março de 2014

A Linha da Paciência

O Carnaval é festa de alegria, mas também de paciência. Quem não tiver este dom divino é melhor ficar em casa para não se irritar com todas as coisas que ocorrem durante a festa e que podem comprometer toda uma descontração idealizada, mas pouco concretizada. 
Ontem esperei quase duas horas por um ônibus, num horário de pouco movimento. Imagine nos horários de maior fluxo? Comer, beber, ir ao banheiro, andar, falar e escutar são ações tão simples, mas que se tornam tão difíceis de serem praticadas, justamente pela total agonia que a festa nos proporciona quando estamos totalmente inseridos nela. 
Nos anos anteriores tinha brincado o carnaval de uma forma mais calma, pois ficava quieto num local estratégico, vendo o movimento da folia e registrando a festa. Este ano inventei de ir para o meio da multidão e não achei muito interessante, já que terminei ficando cansado além da conta e sem disposição para novas alegrias durante os dias de festa.
A linha tênue da nossa paciência brilha menos do que imaginamos e terminamos ficando com raiva de nós mesmos por nos submetermos a tamanha agonia por nada, onde deixamos de lado o nosso conforto e paciência para dar espaço ao que é engraçado, bonitinho, mas extremamente desagradável em alguns momentos. 
Vou voltar aos meus tempos de folião observador, pois percebi que não tenho vocação para ser um folião atuante nesta mistura de situações que é o carnaval do Recife e Olinda. Há como se divertir de uma forma menos doentia e sem nos preocuparmos o tempo todo com o sol que queima nossa cara ou com os bolsos que guardam os nossos pertences. O carnaval bonito que encontramos na publicidade também é agoniante e só merece ser vivido por quem tem coragem de sobra para tantas coisas. Eu sou covarde neste aspecto e prefiro viver uma vida mais calma, serena e contemplativa.
Vou organizar meus passos no ano que vem e quem sabe me sentir melhor neste período de carnaval. Eu mereço mais que isso...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...