sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mangue Seco

Hoje fui até a divisa dos Estados da Bahia e Sergipe para conhecer a famosa Praia de Mangue Seco e para minha surpresa, ela conserva a maioria das simplicidades que tornam um local atrativo e realmente relaxante. Apesar da grande visitação de pessoas, as barracas de praia são bem rústicas e o vilarejo pouco povoado e sem muitas opções de lazer e hospedagem. Não é o local ideal para quem gosta de badalação, pois a calmaria pode causar um pouco de tédio aos visitantes.
Eu gostei muito do local e acho que a preservação o deixa ainda mais atrativo e cheio de charme. Foi nesta praia que cenas da novela Tieta foram gravadas e foi justamente isso que levou fama ao local  simples e que é habitado por pessoas que vivem da renda gerada pelo turismo e que é visto nos artesanatos, passeios e alimentos que são vendidos pelos moradores. 
O passeio de buggy é curto e se limita a levar os visitantes do vilarejo até a praia, onde um delicioso banho de mar pode ser tomado e com a garantia de muita limpeza e frescor, já que o calor no local é intenso, embora o vento seja forte e sopre constantemente fazendo com que as dunas adotem formações diferentes. A areia fina é bem característica da praia, o que até incomoda em momentos de maior ventilação, pois ficamos cheios de areia de uma forma involuntária, sendo este um dos detalhes mais pitorescos da praia, que fora as dunas e a fama é igual a muitas outras.
As barracas de praia de Mangue Seco são feitas com palha de coqueiro e isso possibilita um maior conforto solar, pois a temperatura fica bem mais agradável para quem está descansando um pouco ou comendo algumas das especiarias servidas na região, que são os deliciosos peixes e moquecas, além das variedades de cocadas para tornar a viagem mais doce.
A viagem de Salvador até Mangue Seco dura três horas, sendo feita pela linha verde de onde podemos ter uma bela visão da Costa dos Coqueiros, que vai da Bahia até o Estado de Alagoas. O passeio de um dia se torna um pouco cansativo devido a esta pequena viagem, o que influencia muito na disposição do viajante. Ir até mangue seco a partir de Aracaju é bem mais perto e a distância é menor que 100 km. Apesar da praia estar no Estado da Bahia, o acesso é feito por Sergipe, através de um barco que nos transporta pelo rio, num trajeto de aproximadamente 15 minutos.
Um passeio de contemplação e com muitas belezas naturais, onde o homem pode sentir a beleza das nossas terras e também verificar como é rico o nosso litoral. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...