sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Choro Compulsivo


Resolvi falar sobre o choro no dia de hoje porque ao chegar em casa escutei um som muito familiar para mim, que é o choro compulsivo do filho da minha vizinha. A criança chora de uma forma assustadora e compulsiva e em todos os horários que você possa imaginar. Já virou uma doença e fico sempre me perguntando o que motiva aquela criança a chorar tanto.
Será fome? Falta de Atenção? Dor? Cólicas? Os motivos podem ser muitos, mas, no mínimo há o descuido da mãe que permite que o coitado chore tanto, tornando o som ambiente do condomínio carregado e agoniante, pois o choro quando é vindo da felicidade tem propriedades calmantes, mas quendo vem da agonia, tem o dom de nos tornar inquietos.
Chorar é uma das coisas mais sadias que temos na nossa fisiologia e nos possibilita muitas formas de limpeza, seja ela corpórea ou espiritual. Nossos olhos enxergam melhor após um período de choro e nosso nariz coloca para fora todas as impurezas que alí estavam. Nosso peito fica aliviado e nossa mente mais calma, podendo refletir sobre o que aconteceu e com isso tomar novas decisões e seguir em frente.
A criança quando chora é porque ainda não sabe expressar suas palavras perfeitmente e usa o choro como uma forma de comunicação com as pessoas que estão mais próximas, como os pais e irmãos. No caso do meu vizinho, o choro dele estrapolou todos os limites aceitáveis e eu fico imaginando o ambiente familiar daquela casa com aquele som repetitivo diariamente. É um caos e, no mínimo, agoniante.
Acho que a mãe dele nem escuta mais o choro, pois se escutasse tomava alguma medida urgente para acalmar a criança e para beneficiar seus vizinhos daquele drama de gritos e lágrimas.
Tenho uma sobrinha pequena que chora pouco, pouquíssimo e quando isso acontece é por um motivo justo. Imagino... Será que é do tipo de cada criança chorar mais ou menos? Essa criança da minha vizinha certamente se tornará uma pessoa carente de atenção, pois desde já está usando o choro como forma de intimidar e de tomar a atenção para si.
Será que a mãe poderá conter o choro dessa criança no futuro? Será que esse choro não se transformará em gritos, lamentações e até agressões?
Tudo depende do tratamento que for dado...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...