sábado, 5 de fevereiro de 2011

Antiguidade é Posto

Gosto muito de observar a arquitetura antiga, pois a riqueza de detalhes é algo que hoje em dia não encontramos mais. As construções de hoje estão cada vez mais simples e nem sempre trazem o esmero do que antes encontrávamos. Um exemplo disso é o "Parque Dona Lindu", aqui no Recife, pois os dois espaços construídos, um para exposições e outro para um teatro ficaram com um ar de inacabados, já que o revestimento mostra todas as imperfeições do concreto. Se foi proposital ou não, os engenheiros e arquitetos devem saber, mas o resultado poderia ter ficado bem melhor. Ficou grosseiro, feio.
Quando vejo os prédios antigos serem consumidos pelo tempo fico muito pensativo sobre o assunto, já que as leis de tombamento fazem com que os edifícios fiquem imutáveis, mas nem sempre os recursos necessários para as suas recuperações são destinados, fazendo com que sejam vistos como grandes problemas.
Alguns lugares só precisam de tinta e até isso é difícil encontrar na iniciativa privada, já que aqui na nossa região temos duas fábricas de tintas e nenhuma delas parece ter atenção para o fato. É comum notarmos a presença delas num evento como a "Casa Cor", já que os holofotes da imprensa estão bem ligados e isso favorece o marketing e também o faturamento.
O antigo nem sempre dá faturamento, mas dá história.
A história de uma cidade não pode ser deixada para trás e nada do que for feito será pouco para manter em forma o que há tempos foi grandioso e imponente. É gratificante ver um prédio restaurado e quando isso acontece parece que a respiração daquele local voltou a acontecer. Foi assim com alguns prédios do Recife Antigo e Olinda, mas ainda há muito o que fazer. Encontramos ainda muitos deles agonizando e pedindo um pouco de atenção às entidades, autoridades e sociedade e por mais que se fale em consciência, o que ainda não aprenderam a fazer foi a preservação do que é nosso e que tem posto de autoridade na memória das cidades mais antigas, como o Recife e Olinda.
Vamos tombar a nossa percepção e com isso cuidar melhor daquilo que foi belo e que por descuido está um pouco escurecido e precisando de uma arrumação, seja ela mais pesada ou leve.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...