sexta-feira, 17 de julho de 2015

Porto de Mucuripe e Mercado de Peixes

Caminhando um pouco pela orla de Fortaleza, fui até o Porto de Mucuripe nesta última manhã que passei na cidade e pude comprovar o movimento intenso da área portuária e também do Mercado de Peixes, que movimenta a beira mar e faz com que muitas pessoas madruguem para comprar peixes e crustáceos frescos para consumo próprio ou para abastecerem os seus estabelecimentos comerciais. A área é bem organizada, se comparada com a maioria dos mercados que vi, mas ressalto algumas dificuldades que poderiam ser revistas para que uma melhor higiene do local pudesse ser notada, já que existe uma descarga de esgoto no mar exatamente atrás de onde funcionam os pontos de venda de peixe.
Vendo aquela descarga de água suja no mar, percebi porque as praias da cidade não são recomendadas para banho e atraem poucos visitantes. Fora esses detalhes, o Mercado de Peixes é uma viagem visual pelas cores e texturas dos peixes e como eles são bonitos quando não estão congelados. São vários os tamanhos e espécies e isso mostra a riqueza da fauna marinha e como ela pode ser útil para os seres humanos, se usada de forma adequada e consciente.
Vi muitos gatos nas redondezas e isso demonstrava que muitos restos de alimentos eram deixados na praia, o que realmente acontece, pois se andarmos um pouco pela areia, fica difícil discernir o cheiro do mar e dos peixes em decomposição. As areias ficam cheias de escamas e esse aspecto poderia ser modificado se um pouco mais de conscientização fosse criada pelos pescadores e donos de pontos de venda para utilizarem melhor os espaços e evitarem jogar no mar os restos que sobram do tratamento dos peixes.
A Praia de Mucuripe é povoada por jangadas e isso deixa o espaço bem colorido e cheio de vida, o que é muito bom de ser ver e fotografar. Foi o que fiz e registrei alguns momentos da minha passagem por lá.
















Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...