domingo, 19 de fevereiro de 2012

Enxame de Gente

Após alguns anos morando no Recife, nunca tinha brincado de verdade o carnaval por aqui, mas este ano decidi que iria aproveitar um pouco de cada ponto de animação para conhecer a festa que é tão falada e divulgada. Comecei ontem pelo desfile do Galo da Madrugada, que há tempos escutava péssimos comentários e que só me davam medo de ir participar.
Tudo foi por água abaixo, literalmente, pois a chuva que caiu hoje ajudou a limpar essa má impressão que eu tinha. A festa é popular mesmo e muito misturada, mas muito animada e cheia de situações engraçadas que só vendo para crer. Cheguei cedinho, às 07:30, e fiquei vendo um pouco da organização para a festa e também a alegria das pessoas em participar do maior bloco da terra. Era gente chegando de todos os lugares e entupindo as ruas estreitas do centro da cidade, deixando o seu aspecto antigo com as cores do carnaval e a alegria do nosso povo.
Vi de tudo: mágicos, crianças, bruxos, diabos, mulheres bonitas, mulheres feias, mulheres de arrepiar...
Percebi que a denominação "Enxame de Gente" é perfeita para o Galo da Madrugada, pois em nenhuma festa de rua vi tamanha aglomeração e diversidade, já que cada pessoa buscava fazer o seu personagem aparecer mais e causar mais impacto.
Alguns nem precisavam de adereços e faziam a festa com simplicidade e muita alegria no coração, deixando claro que a felicidade estava presente na sua alma e isso deveria ser repassado para os demais. As pessoas adoravam ser fotografadas e quando tinham alguma fantasia mais elaborada, faziam performances para os fotógrafos e imprensa. 
Dependendo do local onde você brinca, a quantidade de pessoas não é atormentadora e proporciona ao folião uma grande possibilidade de se divertir, sem problemas, e voltar para casa muito satisfeito.
A chuva caiu durante alguns momentos, mas não causou medo nas pessoas que brincaram tranquilamente e sem medo de borrar a maquiagem ou destruir o cabelo, afinal, no carnaval, toda fada termina virando bruxa no final da festa.
A volta para casa foi agitada, mas bem mais tranquila do que esperava. Fui e voltei sem problemas e tirei a impressão negativa que tinha da festa. Reuni imagens e situações engraçadas na mente e isso não há preço que pague.
O Galo da Madrugada é realmente o rei do carnaval.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...