quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cidade Lotada

                        
Hoje dei uma volta em alguns pontos turísticos de Salvador e o que pude perceber é que a cidade está lotada e intransitável em determinados locais de maior fluxo de pessoas e carros. A situação está ainda pior, pois o carnaval está próximo e a cidade já se prepara para os festejos que irão acontecer no mês que vem. Há também os preparativos para a festa do Senhor do Bonfim, que será no dia 17 de Janeiro e a Festa de Yemanjá, que será no dia 2 de Fevereiro. Como podem perceber, a Bahia é festa o ano inteiro e isso dá um trabalho para organizar danado, pois a quantidade de camarotes que estão sendo montados é muito grande e faz com que alguns congestionamentos sejam gerados.
Logo cedo fui na Igreja do Bonfim, pois sei que o local é muito visitado e poderia estar cheio. Acertei. Cheguei cedo mas não adiantou, pois a igreja já estava tomada de gente e de fitas, que agora deixaram os portões de entrada e ficam amarradas no interior da igreja também. O efeito visual é lindo, mas não sei onde isso vai parar e nem se o local tem suporte para comportar uma demanda tão grande de fitinhas com seus nós e muitos pedidos. Outra atração local são os pais de santo que ficam chamando as pessoas para dar um "axé", que nada mais é uma bênção com muita arruda, sal grosso e outros itens usados no candomblé para afastar o mal da vida das pessoas. A maioria foge do assédio, mas alguns vão para receber a reza e ficam meio confusos com tantas caricaturas que os pais de santo fazem, deixando a cena engraçada e causando um pouco de descrença por parte das pessoas.
Saindo de lá fui visitar um local incrível e lindo, que é o Dique do Tororó. Uma grande extensão de água, no meio da cidade e com um visual lindo e organizado, onde podemos notar também a construção do Estádio da Fonte Nova, que será um dos palcos para a copa do mundo. A construção deveria ter sido feita num local mais afastado da cidade, pois achei a estrutura viária muito ineficiente para o fluxo de carros e pessoas que serão gerados em dias de jogos, não só na copa do mundo, mas em outras ocasiões também.
Lá podemos desfrutar de sombra, bancos para contemplação e quiosques diversos para um lanche rápido. Estão por lá as esculturas que representam os Orixás mais populares da Bahia  e a área fica rodeada de favelas, que possuem uma visão privilegiada do espaço.
Logo após passei rapidamente pela Praia do Porto da Barra, pois o fluxo de pessoas era intenso e deixava o local agoniado e farofado demais. Não gostei do espaço, pois a agonia de mendigos, dependentes químicos, turistas, gente feia, gente bonita, farofeiros, policiais e carros era muito grande e deixava o que poderia ser um grande lazer com cara de erro.
Andei um pouco e cheguei até o Farol da Barra e contemplei um pouco a beleza do local que também é bem visitado, mas com uma mistura mais organizada. De lá segui para o Shopping Barra, que literalmente foi construído entre edifícios e favelas e termina sendo um pouco agoniado para se ter acesso. Para fechar o dia, fui até o Morro do Cristo e fiquei sentado vendo o entardecer que estava intenso e com um sol belo e energizante.
De lá podemos ver tanto a Praia da Barra como a Praia de Ondina, todas com um visual grandioso. Amanhã tem mais...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...