sábado, 29 de setembro de 2012

Central de Artesanato de Pernambuco

O Recife ganhou nesta semana mais um espaço dedicado às artes, a Central de Artesanato de Pernambuco, segunda unidade do tipo, onde a primeira está instalada no município de Bezerros há alguns anos. O projeto é o primeiro a ser inaugurado de vários outros que virão para mudar a cara do Porto do Recife e com isso fazer a área se transformar num local de lazer e diversão constante.
Cada detalhe do local foi bem pensado e todas as obras estão muito bem organizadas, distribuídas pelo tipo de material utilizado para sua confecção. São vários artigos, desde pequenos objetos até móveis e esculturas maiores. Um luxo que mistura simplicidade, sofisticação, rebuscamento e muita criatividade num espaço renovado, muito bem restaurado e com instalações modernas e compatíveis com o que as pessoas merecem ter. Além do espaço dedicado ao artesanato, há um bistrô com dois pisos e vista privilegiada do mar e do Parque das Esculturas. Ficou mais bonito apreciar toda aquela beleza de um local organizado, com bancos e calçadão largo para o passeio público. 
Os preços são compatíveis com os que encontramos nas lojas e não notei nada superfaturado. A arte tem seu preço e quem aprecia, paga sem achar nada caro. Há peças baratinhas e outras muito caras, mas cada uma tem o seu estilo e o preço é de acordo com o padrão de cada uma e também da fama, claro, que o artista plástico tem.
Até 2014 tudo vai acontecer no Recife, inclusive o término das obras do Porto e a cidade se tornará um celeiro ainda mais rico de cultura e ficará com uma área revitalizada e cheia de atrativos; o que até então era abandonado vai se tornar totalmente utilizável e fazer a alegria de todos os recifenses e turistas que diariamente visitam a cidade. Nas obras estão previstas várias novidades, como teatro, cinemas, restaurantes, lojas, museu, hotel e um novo terminal marítimo. Vai ser muito bom ver tudo aquilo restaurado e finalmente perceber que o Recife Antigo vai ganhar vida definitiva, pois hoje a realidade é bem diferente de alguns anos atrás quando muitos prédios estavam abandonados e sem utilização. Hoje temos na área um shopping, centros culturais, lojas, livraria, bares e muita agitação para todos os gostos e idades.
Que venham as outras realizações e complementem a linda Central de Artesanato de Pernambuco, que muito nos orgulha e mostra o que os nossos artesãos são capazes de fazer unindo a criatividade e muitos materiais diferenciados.










Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...