quinta-feira, 14 de junho de 2012

Chuva, Chuva, Cai...

As chuvas este ano demoraram a cair, mas parece que agora o inverno veio com um pouco mais de intensidade, pois a secura dos pastos e também das barragens estavam causando uma preocupação geral no Estado e cancelando muitos festejos juninos devido a pobreza da colheita, já que estas festas são realizadas para agradecer aos Santos da época os bons frutos do que foram plantados e agora colhidos.
A chuva numa cidade como Recife causa mas estragos do que alegrias, já que o município está num nível muito baixo em relação ao nível do mar e alaga com qualquer água que cai. Alguns locais ficam intransitáveis e isso causa um transtorno muito grande para as pessoas que precisam se locomover para o trabalho, suas casas ou também para resolver assuntos diversos em alguns pontos da cidade. O Centro, Caxangá, Imbiribeira e alguns trechos de Boa viagem viram um inferno de água e conseguir um lugar adequado para transitar é quase uma tarefa impossível e digna de muita paciência.
Mas precisamos da chuva...
Desejo que ela caia tranquilamente, em doses que favoreçam o plantio, aumentem os níveis de água das barragens, sem causar muitas preocupações à população que já sofre com outros males, podendo ficar isento deste. Em Garanhuns, o clima já mudou e a cidade se veste para o inverno com toda a sua neblina e brisa gelada. Quando morava lá, adorava vestir as roupas de inverno, algo que aqui não é muito necessário, mesmo nos momentos mais frios do ano. Em Recife, o clima fica agradável no inverno, mas frio é algo que está longe do nosso alcance.
Para que tenhamos uma melhora no nosso calor, é preciso que a cidade receba chuva por alguns dias, fazendo com que o excesso de asfalto esfrie e possa deixar de enviar para a atmosfera o mormaço tão característico da nossa cidade. Algo que nos deixa inquietos e agoniados durante vários períodos do dia.
Este ano o inverno está sendo bem menos rigoroso do que nos dois últimos anos e isso é até um alívio para quem teve prejuízo nas suas moradias e estabelecimentos comerciais consecutivamente, como foi o caso das pessoas que moram na região de Palmares, Água Preta e Barreiros. As pessoas que residem nestas cidades sofreram como ninguém o efeito devastador das chuvas e aqui no Recife não foi diferente para quem morava em áreas de risco ou que enchem com facilidade. Era o caos e nem gosto de lembrar daqueles dias que voltar para casa era um martírio e ter coragem para sair era algo bem complicado de se construir.
De qualquer forma, estamos até agora sentindo os benefícios da chuva e espero que ela continue assim: tranquila e pausada.
Melhor para todos e os benefícios são sempre crescentes.   

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...